Em uma cidade que produz toneladas de resíduos todos os dias, a busca por soluções criativas e sustentáveis virou prioridade. Pensando nisso, Belém apresenta nesta quarta-feira (19) uma novidade que promete mudar a rotina da coleta seletiva: o primeiro Tuktuk elétrico capaz de triturar vidro durante o próprio recolhimento.
O equipamento já nasce voltado para operar em áreas comerciais, especialmente bares e restaurantes, onde há alto consumo de garrafas e embalagens de vidro.
Conteúdo Relacionado
- Prédio da Bechara Mattar será demolido e dará lugar a centro
- Após críticas de chanceler, governo alemão cita 'beleza natural' do Brasil
No novo modelo de operação, o material é fragmentado no momento da coleta, reduzindo volume, diminuindo a necessidade de múltiplos deslocamentos e permitindo que o transporte até as cooperativas seja mais rápido e econômico.
A iniciativa integra a política de logística reversa da atual gestão e busca fortalecer a cadeia produtiva da reciclagem, estimulando inclusão social e garantindo mais segurança e eficiência no descarte.
O lançamento contará com a presença do prefeito Igor Normando, que vai detalhar como o veículo será incorporado à rotina de coleta e de que forma a tecnologia deve ampliar o reaproveitamento de resíduos na capital.
Bituqueiras vão reforçar combate ao descarte irregular
Além do Tuktuk, a Prefeitura também prepara a instalação de 50 bituqueiras em áreas estratégicas da cidade. Os equipamentos servirão para recolher bitucas de cigarro, um dos resíduos mais nocivos ao meio ambiente, evitando que sejam jogadas nas ruas, igarapés e áreas verdes.
Quer saber mais de Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
A medida faz parte de um conjunto de ações voltadas ao descarte correto, ao fortalecimento da economia circular e à redução da poluição urbana.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar