Por conta do feriado municipal, uma dúvida comum é sobre o funcionamento ou não de vários equipamentos culturais da capital paraense, até pela busca maior nos dias livres em Belém.
Assim, durante o feriado dos dias 6 e 7 de novembro, a Prefeitura de Belém mantém abertos os principais pontos turísticos da cidade. A medida coincide com a Cúpula do Clima, evento que antecede a COP 30, e permite que belenenses e turistas explorem a arquitetura histórica e a cultura local em horários habituais ou especiais.
Leia também:
- Confira o que abre e fecha em Belém nos dias de feriado e na COP30
- Belém recebe o mundo para viver a COP 30
Mercado de São Brás com setores diversificados
O Mercado de São Brás conta com polo gastronômico moderno, praça de alimentação, lojas variadas e feira tradicional. O local preserva a arquitetura histórica de Belém e oferece experiência completa aos visitantes.
Quer receber mais notícias de Belém e do mundo? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
Nos dias 6 e 7 de novembro, o setor gastronômico funciona quinta-feira das 10h à meia-noite e sexta-feira das 10h à 1h. As lojas operam das 10h às 22h em ambos os dias.
A praça de alimentação abre das 7h às 15h, enquanto o setor da feira funciona das 7h às 18h.
Após o feriado, o mercado retoma horários regulares: o setor gastronômico abre às segundas das 15h às 22h, de terça a quinta e domingos das 10h à meia-noite, e sextas e sábados das 10h à 1h.
As lojas funcionam todos os dias das 10h às 22h.
Solar da Beira integra Complexo Ver-O-Peso
O Solar da Beira faz parte do Complexo do Ver-O-Peso e abriga artesãos locais que comercializam produtos com segurança e conforto.
O espaço também conta com a Sala do Empreendedor COP 30, voltada para microempreendedores individuais e pequenos produtores com foco socioambiental.
Durante o feriado, o setor dos artesãos funciona das 8h às 18h nos dois dias. A Sala do Empreendedor permanece fechada, pois não opera em finais de semana e feriados.
Em dias regulares, os artesãos trabalham de segunda a sábado das 8h às 18h e domingos das 8h às 12h. A Sala do Empreendedor atende de segunda a sexta das 8h às 17h.
Bosque Rodrigues Alves preserva fauna amazônica
O Bosque Rodrigues Alves representa um dos principais cartões-postais de Belém. Com 15 hectares de mata nativa preservada, o local abriga mais de 10 mil árvores e serve como santuário para 430 animais entre aves, répteis e mamíferos.
O espaço funciona todos os dias de novembro das 8h às 16h. A entrada custa R$ 2, com gratuidade para crianças até 6 anos, idosos e pessoas com deficiência. Crianças de 7 a 12 anos pagam meia-entrada.
Os visitantes podem conhecer a capivara CAP 30, batizada em homenagem à COP 30, que se tornou atração especial do local.
MABE expõe arte paraense em palácio histórico
O Museu de Arte de Belém ocupa o Palácio Antônio Lemos, construção neoclássica da segunda metade do século XIX. O acervo inclui pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e fotografias representativas do Pará.
O museu funciona de segunda a sexta das 9h às 17h e sábados das 9h às 13h. Não abre aos domingos. Os salões nobres do andar superior permanecem em funcionamento normal, mas os salões do térreo passam por montagem de exposição entre 6 e 8 de novembro, reabrindo dia 10.
Para agendamentos de visitas mediadas e sessões fotográficas, interessados devem enviar solicitação para museudeartedebelempa@gmail.com.
Palacete Bolonha representa luxo da Belle Époque
O Palacete Bolonha foi projetado pelo arquiteto Francisco Bolonha como residência particular durante o Ciclo da Borracha. A edificação possui cinco pavimentos com salões, áreas sociais e quartos ricamente decorados.
Tombado como patrimônio histórico em 1982, o palacete funciona normalmente durante o feriado. O espaço abre de segunda a sexta das 9h às 17h e sábados das 9h às 13h, permanecendo fechado aos domingos.
A equipe oferece visitas guiadas para até 15 pessoas por turno. Pela manhã, os horários são 9h30, 10h, 10h30, 11h e 11h30. À tarde, as visitas ocorrem às 14h, 14h30, 15h, 15h30, 16h e 16h30.
Biblioteca de Icoaraci ocupa chalé histórico
A Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha fica localizada na orla de Icoaraci, no Chalé Tavares Cardoso. O edifício foi construído na Belle Époque pelo livreiro português Eduardo Tavares Cardoso.
O acervo inclui clássicos da literatura e livros infanto-juvenis. A biblioteca mantém funcionamento normal durante o feriado e todo o mês de novembro: segunda a sexta das 9h às 16h e sábados das 9h às 13h.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar