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Prefeitura lança assistente virtual para negociações via WhatsApp

‘Mana’ oferece informações sobre dívidas, execuções fiscais e serviços da PGM de forma prática e digital

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Imagem ilustrativa da notícia Prefeitura lança assistente virtual para negociações via WhatsApp camera Mana busca tornar a experiência do usuário simples e didática, utilizando linguagem coloquial para facilitar o entendimento e a navegação pelos serviços oferecidos. | Divulgação/Agência Belém

Nesta semana, a Prefeitura de Belém, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM) e da Procuradoria Fiscal, lançou a assistente virtual “Mana”, ferramenta que promete agilizar o atendimento aos contribuintes. Disponível pelo WhatsApp no número (91) 8625-6507, a Mana oferece informações sobre tributos, execuções fiscais, negociações de dívidas e acompanhamento de processos administrativos e judiciais.

O procurador-geral do município, André Bassalo, explica que a assistente virtual foi criada para tornar o diálogo entre a PGM e a população mais direto e acessível. “Para a obtenção de consultas; informações sobre tributos; protestos; execuções fiscais; processos administrativos; e até solicitação de documentos, tudo de forma segura, simples e célere. A PGM apresenta alternativas para facilitar o acesso aos produtos e serviços, em especial à Procuradoria Fiscal, com vistas à melhoria do diálogo institucional”, disse.

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Segundo a procuradora-chefe da Procuradoria Fiscal do Município, Brenda Jatene, a iniciativa responde à necessidade de simplificar a resolução de conflitos entre cidadãos e administração pública. “Muitas vezes, o deslocamento do cidadão até a sede da PGM é difícil, ou ele não sabe a quem recorrer para resolver determinado problema. Além disso, diversos serviços podem ser solucionados de forma remota, por telefone ou e-mail, sem a necessidade de comparecimento presencial”, afirmou.

A assistente virtual permite com que os contribuintes consultem informações sobre tributos, protestos, execuções fiscais, negociações de dívidas e emissão de cartas de anuência. Ela também orienta sobre para qual setor encaminhar solicitações, disponibilizando contatos telefônicos e endereços de e-mail quando necessário. Além disso, o aplicativo foi desenvolvido com linguagem coloquial e didática, garantindo que o público entenda facilmente os serviços disponíveis e consiga solucionar as demandas de forma prática e digital.

O lançamento da assistente ocorreu na última terça-feira (04) e foi programado antes do início da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), evento que pode limitar a circulação nos órgãos municipais. Dessa forma, a Mana permite que diversos serviços sejam realizados sem a necessidade de deslocamento presencial.

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Como funciona o serviço?

Por meio do WhatsApp, o contribuinte pode acessar consultas sobre tributos municipais, acompanhar processos administrativos e judiciais, negociar dívidas e obter orientações sobre procedimentos e documentos necessários. A assistente virtual torna o atendimento mais ágil e acessível, reforçando a aproximação entre a Prefeitura e os cidadãos, além de contribuir para a modernização do serviço público.

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