O município de Barcarena, que fica no nordeste do Pará, conquistou destaque mundial ao ser anunciado como vencedor do Prêmio Bloomberg Philanthropies de Liderança Climática Local 2025, na categoria “Cidades Saudáveis, Comunidades Fortes”.
O reconhecimento foi revelado durante o Fórum de Líderes Locais da COP30, realizado nesta segunda-feira (3), no Rio de Janeiro, e celebra políticas públicas inovadoras no combate às mudanças climáticas.
Conteúdo Relacionado
- Estudantes de escolas públicas do Pará vencem premiação nacional
- Artesanato brasileiro ganha vitrine na COP30
A premiação reconhece as cidades que, nos últimos três anos, desenvolveram ações concretas em sustentabilidade e adaptação climática. Sob a gestão do prefeito Renato Ogawa, Barcarena se destacou pelo projeto “Sistema Alimentar de Barcarena: Desenvolvimento Sustentável e Segurança Alimentar”, que fortalece a agricultura local, garante o acesso a alimentos saudáveis e reduz os impactos ambientais da produção e distribuição de alimentos.
Ao comentar o prêmio, o prefeito ressaltou que o reconhecimento é resultado do esforço coletivo da população barcarenense.
“Este prêmio mostra que Barcarena está trilhando um caminho de desenvolvimento aliado à responsabilidade social e ambiental. Nosso sistema alimentar sustentável garante comida de qualidade, valoriza o produtor local e protege o meio ambiente. Esse resultado é de todos que acreditam em uma cidade mais justa, saudável e preparada para o futuro”, afirmou Ogawa.
Promovido pela Bloomberg Philanthropies em parceria com a C40 Cities, o prêmio tem o objetivo de destacar o papel dos líderes locais no avanço da agenda climática global.
Em sua nona edição, a iniciativa homenageia projetos com resultados mensuráveis e potencial de replicação em outras cidades do mundo, reforçando o compromisso com as metas do Acordo de Paris.
Quer saber mais de Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Além da categoria vencida por Barcarena, o prêmio contemplou iniciativas em outras cinco áreas de impacto: transição energética, mobilidade sustentável, infraestrutura resiliente, gestão de resíduos e parcerias regionais para o clima.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar