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MOBILIDADE

BRT Metropolitano: primeiro domingo garante viagem gratuita

Operação assistida do sistema de transporte começou no sábado (1º). Neste domingo (2), feriado alusivo ao Dia de Finados, passageiros puderam se deslocar em ônibus confortáveis e sem cobrança de tarifa.

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Imagem ilustrativa da notícia BRT Metropolitano: primeiro domingo garante viagem gratuita camera Movimentação intensa nos terminais: população bem atendida | Foto: Alex Ribeiro/Ag. Pará

O Governo do Pará está transformando a mobilidade urbana da capital paraense e da Região Metropolitana, investindo em ônibus rápidos e confortáveis. Um exemplo recente, foi a entrega do novo BRT Metropolitana, que já está disponível para a população.

O BRT Metropolitano, em seu primeiro domingo de operação assistida com gratuidade, um dos diferenciais do novo sistema, atende à população em uma data de forte apelo emocional: o Dia de Finados - 2 de Novembro. Desde as primeiras horas, os terminais dos municípios de Marituba e Ananindeua registraram fluxo intenso de passageiros, que aproveitaram o transporte sem cobrança de tarifa para deslocamentos a cemitérios, encontros familiares e atividades de lazer.

"Todo ano eu venho pra cá no Dia de Finados. Acordava muito cedo por causa do ônibus. Desde que cheguei em São Brás, o ônibus chegou, parou pra gente, com ar-condicionado. Chegamos nesta Estação (Marituba), atenderam muito bem. Achei perfeito”, disse a vendedora Patrícia Rocha, que todo ano, desta data, sai do centro de Belém e vai para Marituba visitar o túmulo de um familiar.

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Iniciado no sábado, o período de operação assistida do BRT Metropolitano ocorre de forma gradual. Nesta fase, a circulação vai dos terminais de Marituba a São Brás, com integração e tarifa única de R$ 4,60 (R$ 2,30 para estudantes) nos dias úteis, permitindo ao passageiro usar linhas diferentes pagando apenas uma passagem. Aos domingos e feriados, o transporte é gratuito.

Clóvis Andrade aproveitou o domingo de gratuidade para utilizar o Novo BRT Metropolitano com a família. Ele quis experimentar o sistema para que, na segunda-feira, chegue ao seu destino final com maior conforto e rapidez. “Estou aprendendo, mas parece ser muito bom. Tá ótimo!”, afirmou.

Embarque - Os ônibus alimentadores (na cor azul) atendem aos bairros e levam até os terminais de Ananindeua e Marituba, onde o passageiro faz transbordo sem custo adicional para os troncais: nas core lilás (partindo de Marituba) e verde (partindo de Ananindeua). As linhas troncais operam em modo expresso ou parador, com pontos estratégicos, como São Brás, Ver-o-Peso e UFPA (Universidade Federal do Pará).

Jaqueline Silva foi a Belém visitar o túmulo de um parente. Ela contou que, ano passado, demorou muito para conseguir fazer o trajeto. Com o novo BRT, não houve esse problema. “Muito rápido hoje. Os motoristas foram muito educados, e a gente foi bem orientado sobre onde descer e por onde vai passar. A gente foi bem recepcionada no ônibus”, acrescentou.

Estrutura e sustentabilidade - O BRT Metropolitano contará com 265 ônibus, 40 elétricos e 225 Euro 6, que podem emitir até 15 vezes menos gases de efeito estufa. Quando a rede estiver totalmente implantada serão 26 linhas alimentadoras e 10 troncais, ampliando a cobertura e regularidade.

O sistema funcionará com bilhetagem digital, por meio do Cartão Pra Já e aplicativo. O cartão pode ser comprado via Pix, no App "Pra Já Metropolitano".

Com a implantação, a expectativa é realizar cerca de 3,8 milhões de transações mensais, além da geração de 150 empregos diretos na bilhetagem e 419 validadores, distribuídos em 265 ônibus, 32 estações e dois terminais.

O “Pra Já” é exclusivo do BRT Metropolitano, sem integração com o cartão atualmente usado no transporte da Região Metropolitana de Belém. Com o cartão e a integração, trajetos longos passam a ser feitos com apenas uma tarifa. Por exemplo, um passageiro que sai de Castanhal rumo à UFPA pagará somente uma passagem. Antes, percorrer quase 80 quilômetros podia custar cerca de R$ 14,00. Para os estudantes, o percurso será concluído por apenas R$ 2,30.

Toda a operação é acompanhada em tempo real pelo Centro de Controle Operacional (CCO), com equipes da Arcon (Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará), Detran (Departamento de Trânsito), Polícia Militar e concessionárias. O monitoramento contínuo reforça segurança, pontualidade e qualidade do serviço.

Projeto - Executado pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), do Governo do Pará, o BRT Metropolitano é um marco para mais de 700 mil pessoas, conectando diretamente Belém, Ananindeua e Marituba, e integrando os municípios de Benevides, Santa Bárbara do Pará, Santa Izabel do Pará e Castanhal, com mais conforto, segurança e rapidez.

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O corredor tem 21,6 km (10,8 km por sentido) entre o Entroncamento e Marituba, com três faixas de pavimento flexível por sentido para tráfego geral e uma faixa exclusiva de concreto por sentido para os ônibus do BRT. A operação cria cerca de 850 empregos diretos e mais de mil indiretos.

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