Popularmente conhecida como câncer no sangue, a leucemia é uma doença provocada pelo acúmulo de células doentes na medula óssea, que passam a substituir as células sanguíneas saudáveis. Classificada de acordo com a velocidade de evolução, podendo ser aguda ou crônica, e pelo tipo de célula afetada, linfóide ou mielóide.
De acordo com dados do Sistema Único de Saúde (SUS), somente em 2024, foram registrados 331 casos de leucemia em hospitais públicos do Pará. Entre os pacientes diagnosticados está Faciene Mancio, que enfrenta a doença e precisa com urgência de doações de sangue.
Por causa da queda constante das plaquetas, Faciene necessita receber várias bolsas de sangue por semana, o que levou a família dela a iniciar uma campanha solidária para conseguir mais doadores e garantir a continuidade do tratamento.
Quem quiser ajudar pode procurar o hemocentro indicado pela família e informar o nome de Faciene Mancio no momento da doação.
Quem pode doar sangue?
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, com peso mínimo de 50 kg e que estejam em boas condições de saúde. É obrigatório apresentar um documento oficial com foto e menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis.
O doador não deve ter consumido alimentos gordurosos nas três horas anteriores à doação e precisa ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas. Homens podem realizar até quatro doações por ano, enquanto mulheres podem fazer três.
Pessoas que apresentaram sintomas gripais nos últimos 30 dias ou que tenham feito tatuagens, piercings ou procedimentos invasivos recentemente, devem aguardar o período de inaptidão temporária.
Além disso, o uso de determinados medicamentos, vacinação recente e histórico de doenças como hepatite, sífilis, HIV e Doença de Chagas também podem impedir a doação de sangue.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar