O Senado dos Estados Unidos aprovou, na noite de terça-feira (28), um projeto de lei que revoga as tarifas de importação aplicadas ao Brasil durante o governo do ex-presidente Donald Trump. A proposta recebeu 52 votos favoráveis e 48 contrários e seguirá para análise da Câmara dos Representantes.
A iniciativa foi apresentada pelo senador democrata Tim Kaine, do estado da Virgínia. O texto propõe o fim do “estado de emergência nacional” declarado por Trump em julho deste ano, que foi utilizado como base para a aplicação das tarifas.
Conteúdo relacionado:
Durante seu mandato, Trump havia imposto taxas de até 50% sobre produtos brasileiros, justificando a medida como uma resposta a ações do governo brasileiro que, segundo ele, seriam uma “perseguição” ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Bolsonaro foi condenado em setembro a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado.
A aprovação do projeto contou com apoio de parte do Partido Republicano, formando uma rara aliança bipartidária no Senado norte-americano. Cinco senadores republicanos votaram com os democratas pela revogação das tarifas.
Quer mais notícias internacionais? acesse o nosso canal no WhatsApp
Com a decisão, o Senado norte-americano dá um passo em direção à reaproximação comercial entre Brasil e Estados Unidos. A proposta ainda precisa ser aprovada pela Câmara dos Representantes e sancionada antes de entrar em vigor.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar