Em um cenário no qual a mobilidade urbana se torna cada vez mais estratégica para o desenvolvimento sustentável das grandes cidades, Belém dá um passo importante rumo à modernização do transporte público. A capital paraense passa a contar com um novo espaço de gestão tecnológica, que promete integrar eficiência, segurança e sustentabilidade no deslocamento diário de milhares de pessoas.
O governador Helder Barbalho apresenta, na manhã desta terça-feira (28), as instalações do Centro de Controle Operacional (CCO), localizado na Rodovia Augusto Montenegro, no bairro Parque Guajará, em Belém. Durante o evento, o chefe do Executivo Estadual também anuncia a implantação do BRT Metropolitano, considerado um dos principais eixos do Sistema Integrado de Transporte da Região Metropolitana de Belém (SIT/RMB).
CONTEÚDO RELACIONADO
- Confira a previsão de entrega das principais obras da COP30
- COP30: Pará divulga selecionados para pavilhão na Green Zone
- Belém inaugura voo direto para a Colômbia nesta segunda (27)
Segundo o Governo do Pará, o CCO será o coração do novo sistema de transporte público, reunindo técnicos da Agência de Regulação e Controle de Serviços do Estado do Pará (Arcon), do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), da Polícia Militar e das concessionárias responsáveis pela operação.
Quer mais notícias locais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
MONITORAMENTO EM TEMPO REAL
A central acompanhará em tempo real o funcionamento do BRT Metropolitano, com câmeras distribuídas ao longo do corredor viário, nas estações e terminais. O monitoramento incluirá ainda a localização da frota e o controle das partidas e chegadas dos veículos, além do acompanhamento digital da bilhetagem. O objetivo, segundo o Executivo Estadual, é oferecer uma operação mais eficiente e segura, com maior conforto aos usuários.
O prédio que abriga o novo centro foi projetado com foco na sustentabilidade e está em processo de certificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental) - reconhecimento internacional para construções sustentáveis. O espaço conta com sistema de energia solar, reaproveitamento de água da chuva e um moderno sistema de drenagem. As medidas reforçam o compromisso do Governo do Pará com práticas inovadoras e sustentáveis na gestão da mobilidade urbana.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar