
Entre rios, florestas e a riqueza da biodiversidade amazônica, a sustentabilidade deixa de ser apenas um conceito e se transforma em um convite para refletir sobre o futuro que construímos todos os dias. Cada decisão tomada hoje influencia o amanhã, lembrando que a responsabilidade é coletiva e que mudanças significativas começam localmente.
Nesse contexto, a série Diário Documento 2025 Sustentabilidade, do Diário do Pará, promove uma live que debate os desafios e os legados da COP30 em Belém. O encontro vai ao ar no Canal do DOL (Diário Online) no YouTube nesta terça-feira (21), às 19 horas, reunindo especialistas que discutem o futuro sustentável do planeta e o papel do Pará nesse movimento global.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Belém recebe lixeiras feitas de chinelos reciclados
- Belém ganha 40 novos pontos de antenas 4G e 5G para a COP30
- COP 30 em Belém: Novembro terá feriados, recesso, férias e home office
Participam do debate Rubens Magno, diretor superintendente do Sebrae-PA; Wigor Oliveira, presidente do Conjove ACP; Samara Farias, gerente executiva de sustentabilidade do Banco da Amazônia; e Renata Novaes, docente Cosmolita e membro do Instituto Brasileiro de ESG, que atua como mediadora do encontro.
Quer mais notícias locais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
OBJETIVOS E IMPACTOS
Patrícia Tupinambá, gerente comercial do Diário do Pará e DOL, destaca a importância do evento. "Nosso principal objetivo é promover uma reflexão ampla e acessível sobre como o Pará pode se posicionar de forma protagonista na agenda da sustentabilidade até a COP30. Queremos inspirar empresários, empreendedores e a sociedade civil a compreender que sustentabilidade também é um caminho de inovação, desenvolvimento econômico e inclusão social. Além disso, buscamos fortalecer o papel do Diário do Pará como veículo de comunicação comprometido em difundir conhecimento, fomentar o debate e estimular práticas que contribuam para um futuro mais sustentável e competitivo para a região."
A executiva ainda reforça que a discussão busca mostrar os impactos positivos que a sustentabilidade pode gerar em diferentes frentes. "Podemos gerar impactos positivos em diversas frentes, desde o fortalecimento de políticas públicas ambientais até a atração de investimentos verdes e o estímulo a novos modelos de negócios sustentáveis. Essa presença ativa também contribui para valorizar a biodiversidade amazônica, incentivar o empreendedorismo local com propósito e consolidar o Pará como referência em soluções sustentáveis e inovação socioambiental."
NOVAS FORMAS DE PENSAR E AGIR
Ela conclui destacando que a sustentabilidade vai além do meio ambiente e envolve novas formas de pensar e agir em todas as áreas da vida. "Esperamos que o público compreenda que sustentabilidade não é apenas um conceito ambiental, mas uma nova forma de pensar e agir nos negócios, na comunicação e nas decisões cotidianas. Queremos que os participantes saiam da live inspirados a incorporar práticas sustentáveis em suas empresas e comunidades; entender a importância da inovação com propósito; e reconhecer que o caminho para a COP30 começa com atitudes locais, colaborativas e conscientes. Nosso propósito é que essa conversa desperte o senso de corresponsabilidade e incentive cada pessoa a ser agente ativa de transformação até a COP30."

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar