
Entre corredores movimentados e salas de reunião cheias de papéis e telas, surge uma tentativa de aproximar o cidadão da máquina pública. Não se trata apenas de formalidades burocráticas, mas de levar informação, educação e cidadania a quem muitas vezes desconhece os serviços essenciais que impactam seu dia a dia. Nesse ambiente, discutem-se ideias, parcerias e caminhos para tornar visíveis ações que vão muito além da arrecadação de impostos.
O presidente do Grupo RBA de Comunicação, Camilo Centeno, recebeu nesta quinta-feira (16) a superintendente da Receita Federal do Brasil (RFB) na 2ª Região Fiscal, Altair Fátima Capela Sampaio, acompanhada de sua equipe: Samuel Guerreiro Gomes de Oliveira, representante regional de Cidadania Fiscal, e a superintendente-adjunta Lourdes Maria Carvalho Tavares.
A visita teve como objetivo abrir canais de comunicação mais eficientes entre a Receita Federal e a população, aproximando os cidadãos dos serviços e informações do órgão.
"A Dra. Altair assumiu a superintendência no primeiro semestre deste ano e está realizando uma visita trazendo sua equipe. O objetivo é buscar canais de comunicação mais eficazes com a população e com as comunidades em geral", declarou Camilo Centeno.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Escola Albanízia é totalmente reconstruída e entregue aos estudantes
- Castanha-do-Pará é declarada Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará
- Lei estadual dá nome de Laércio Barbalho à PA-370
O presidente do Grupo RBA ressaltou que a parceria pretende levar informação sobre serviços pouco conhecidos da Receita Federal e discutir temas de grande relevância, como a reforma tributária, que começará a ser implantada no próximo ano e terá impacto direto na vida da população. "Existe uma série de serviços que a Receita também presta, que as pessoas não sabem que existem. Então, esse é o grande objetivo, é a gente procurar, juntos, fazer um trabalho em prol da comunidade", completou.
Quer mais notícias locais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
APROXIMAÇÃO ESSENCIAL
Para a superintendente Altair Fátima, a aproximação com veículos de comunicação é essencial para que informações estratégicas cheguem a toda a sociedade.
"Estamos aqui, como já mencionou o doutor Camilo, em busca de uma parceria que nos permita levar à população informações de relevância. Como ressaltou o próprio Camilo, a reforma tributária será implementada já no próximo ano, o que terá impacto em toda a sociedade brasileira. Trata-se de um momento de profunda transformação do sistema tributário nacional.", afirmou.
Altair destacou que a atuação da Receita Federal vai além da arrecadação de tributos, abrangendo funções de segurança e proteção social, principalmente em regiões de fronteira.
"Todos nos conhecem como os cobradores de impostos, principalmente no mês de abril, que é o mês da prestação da Declaração de Imposto de Renda. Mas a Receita vai muito além disso. Nossa atuação na aduana, e esta é uma região que é essencialmente a aduaneira, porque fazemos fronteiras com cinco países, envolve proteção da saúde e segurança da população. Só este ano, já apreendemos mais de duas toneladas de drogas", explicou.
SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO
Outro ponto de destaque da visita foi o trabalho de destinação social e sustentável de bens apreendidos. Até pouco tempo, produtos ilegais, como cigarros, roupas, calçados e aparelhos eletrônicos, eram destruídos, causando impactos ambientais significativos. Hoje, esses itens passam por transformações que os tornam úteis para a sociedade. "Amanhã mesmo, vamos fazer entrega, a cinco municípios aqui do Estado do Pará, das chamadas TV Boxes. Transformamos esses equipamentos em microcomputadores e entregamos às escolas públicas de comunidades carentes, dando a oportunidade aos alunos dessas escolas de terem contato com equipamento que talvez jamais tivessem", ressaltou.
Esses microcomputadores são equipados com 364 programas pedagógicos, permitindo que crianças e adolescentes tenham acesso a conteúdos educativos mesmo sem internet ou sem a presença de um professor naquele dia. A iniciativa é realizada em parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA) e, mais recentemente, com o Senai, ampliando o alcance e a utilidade pedagógica dos equipamentos. "É uma experiência muito transformadora para essas crianças, é realmente uma oportunidade, é um instrumento pedagógico extremamente relevante", destacou a superintendente.
CIDADANIA FISCAL
Além da educação, Altair Fátima lembrou que a Receita Federal tem reforçado as ações voltadas para cidadania fiscal e segurança pública. A instituição também revisou procedimentos de apreensão de mercadorias ilegais, priorizando a destinação social e sustentável, minimizando impactos ambientais e contribuindo para o desenvolvimento das comunidades.
Camilo Centeno, por seu turno, frisou que a visita à RBA demonstra que, por meio da comunicação e da informação, é possível aproximar a sociedade das ações da Receita Federal, mostrando que o órgão atua não apenas como arrecadador de impostos, mas também como parceiro da população em educação, cidadania, sustentabilidade e proteção social.
"O Grupo RBA cumprirá seu papel nesse sentido, utilizando toda a nossa rede de comunicação para levar informações precisas e relevantes à população", garantiu.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar