plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
EMPREENDEDORISMO

Pará incentiva empreendedorismo de mulheres ribeirinhas no Marajó

Conheça o projeto Fomento Rural que está transformando a vida de mulheres ribeirinhas em Portel, no Marajó, com apoio do Governo do Pará e Federal.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Pará incentiva empreendedorismo de mulheres ribeirinhas no Marajó camera No Marajó, em Portel, Emater incentiva a diversificação da produçãom como cultivo de peixes, através de créditos do Pronaf | Foto: Bruno Cruz/Ag. Pará

No coração do Marajó, mais precisamente no município de Portel, uma iniciativa inovadora tem transformado a realidade de famílias ribeirinhas em situação de vulnerabilidade social. Com apoio do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais (Fomento Rural), fruto da parceria entre os governos estadual e federal, mulheres jovens, muitas delas chefes de família e com histórico de dependência do Bolsa Família, estão dando os primeiros passos rumo à autonomia econômica e à regularização ambiental por meio de projetos produtivos sustentáveis.

A ação é coordenada pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), que atua diretamente com 20 famílias residentes em 19 vilas rurais ao longo dos rios Camarapi e Pacajá. Cada família recebe um incentivo financeiro de R$ 4.600, dividido em duas parcelas, sem necessidade de reembolso, para investir em atividades como a criação de galinha-caipira, piscicultura, construção de casas de farinha e manejo sustentável de açaizais nativos.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

As principais beneficiárias são mulheres com cerca de 30 anos, mães de dois ou três filhos pequenos, em união estável, que agora assumem um papel central no sustento de suas famílias. A mobilização e o apoio técnico às comunidades contam com o suporte da Associação Agroextrativista dos Produtores Rurais do Baixo Pacajá (Agrupa).

O engenheiro florestal da Emater, Milton Costa, responsável pela execução do programa no município, destaca o grande potencial produtivo da região. “Portel tem uma agricultura familiar forte, com destaque para a produção de farinha, beneficiada por solo fértil e tradição familiar. O açaí da várzea também se mostra promissor, especialmente com o consórcio de espécies como mandioca, abacaxi e banana, o que garante segurança alimentar e potencial de comercialização. O peixe, por sua vez, pode ser criado com tecnologia de tanques mesmo em áreas de preservação permanente (APP)”, explica.

Um exemplo inspirador é o de Ísis de Fátima dos Santos, de 33 anos, moradora da comunidade Filadélfia. Ela planeja criar tambaquis em um tanque de madeira com mais de 60 m², instalado nas águas do rio Pacajá, com capacidade para mil alevinos. “A pesca com malhadeira é incerta. Já a criação nos dá garantia de alimento e renda”, conta Ísis, que vive com o companheiro Marcelo e os filhos Lorran, de cinco anos, e Emanuel, de 13.

Quer saber mais de Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp

Ísis também ressalta a valorização da mulher no campo: “Estamos sendo vistas como protagonistas da agricultura familiar, não apenas como ajudantes ou cuidadoras. Agora somos reconhecidas como líderes, responsáveis pelo sustento e pela tomada de decisões”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias