
A Amazônia tem a maior bacia hidrográfica do mundo, sendo os rios um dos principais meios de circulação de pessoas e produtos. Para melhorar a integração de distritos e ilhas, os terminais hidroviários são de fundamental importância.
O Governo do Pará, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias (CPH), finaliza os últimos ajustes do novo Terminal Hidroviário Turístico de Icoaraci, em Belém. A entrega oficial será feita pelo governador Helder Barbalho nesta quarta-feira (8). O espaço será a nova ligação entre o continente e as ilhas próximas à capital.
O projeto compreende 650 m² de área construída, com guichês para venda de passagens, banheiros acessíveis, lojas e restaurantes. O setor operacional, com 350 m², dispõe de uma passarela coberta e cinco flutuantes, garantindo embarque e desembarque mais ágeis, organizados e seguros para até duas mil pessoas por dia – um salto de qualidade no transporte hidroviário entre Icoaraci e Cotijuba.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Terminal Hidroviário de Icoaraci inaugura no dia do Círio Fluvial
- Icoaraci: obras do Terminal Hidroviário começarão em breve
“Este terminal foi pensado para as pessoas, especialmente para quem vive nas ilhas. Vamos garantir embarques mais seguros, conforto durante a espera e uma operação eficiente, que respeita o tempo de quem trabalha e estuda. É uma entrega que melhora o dia a dia de milhares de famílias e ajuda a impulsionar o turismo e a economia local”, afirma Hilton Aguiar, presidente da CPH.
“Chegamos às vésperas do Círio de Nazaré com um equipamento pronto para receber bem o público e, ao mesmo tempo, preparado para o calendário da COP30. É o Pará mostrando capacidade de planejar, executar e deixar legado para a nossa gente", complementa.
Impacto direto para quem vive nas ilhas
Com o novo terminal, o Governo do Pará amplia a integração fluvial de Belém, garantindo mobilidade digna a quem depende do transporte por barco para trabalhar, estudar ou acessar serviços públicos. A expectativa é beneficiar diretamente mais de dez mil moradores de Cotijuba, além de cerca de 27 mil passageiros que utilizam o trajeto todos os meses para lazer e turismo.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
É o caso de Raimundo Nonato, de 54 anos, aposentado e morador de Cachoeira do Arari. Há 30 anos, ele vai regularmente a Belém e desembarca no atual terminal de Icoaraci. Com a mudança para o novo espaço, ele reconhece as melhorias em segurança, conforto e acessibilidade. “É muito importante o governador pensar nos ribeirinhos. Esse é um modelo que eu apoio, que traz segurança e melhora nossa vida”, celebra.
Além de organizar os fluxos e aumentar a segurança das operações, o novo Terminal Hidroviário Turístico eleva o padrão de atendimento ao visitante, contribuindo para um turismo mais qualificado durante o Círio de Nazaré e, em seguida, durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). Com melhor infraestrutura, Icoaraci reforça sua vocação como porta de entrada para as atrações naturais e culturais de Cotijuba, valorizando empreendedores locais, artesanato, gastronomia e serviços.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar