
A música tem o poder de reunir pessoas, celebrar identidades e valorizar a diversidade cultural de um povo. Em Belém, essa força ganha ainda mais expressão quando sons latinos, ritmos regionais e talentos locais se encontram em espaços públicos, abertos a todos.
A Amazônia Jazz Band apresenta o espetáculo “Tarde Latina” neste domingo (5), a partir das 17h, no Parque Linear da Nova Doca, sob regência do maestro titular Eduardo Lima e a participação da cantora Gretchen, do músico Esdras e da banda Warilou, com entrada franca.
O repertório reúne clássicos nacionais e internacionais da música latina, além de sucessos da cantora Gretchen e da banda Warilou, como “Tudo isso é amor”, “É pra dançar” e “Conga”, entre outros. O maestro Eduardo Lima explica que, a partir da aceitação do público da música latina durante os shows da Big Band, surgiu a ideia de reunir os convidados e fazer uma mistura musical. “O público pode esperar um show dançante”, destaca.
Quer saber mais notícias de entretenimento? Acesse nosso canal no Whatsapp
A iniciativa é do governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz e Academia Paraense de Música, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale via Lei Rouanet.
Parque Linear da Nova Doca
O governador Helder Barbalho, acompanhado da vice-governadora Hana Ghassan, entregou na noite desta quinta-feira (2) o Parque Linear da Nova Doca, localizado na Avenida Visconde de Souza Franco, no bairro do Reduto, em Belém. A cerimônia contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e marcou a abertura de mais um espaço público estruturante que integra o legado da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30). O parque será aberto ao público nesta sexta-feira (3).
Com 1,2 quilômetro de extensão e mais de 23 mil m² de área requalificada, o novo espaço urbano foi projetado para oferecer ambientes de lazer, prática esportiva, convivência social e contato com a natureza. A obra foi executada pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), em parceria com o Governo Federal, por meio da Itaipu Binacional.
Espaço moderno e multifuncional
A Nova Doca reúne infraestrutura diversificada, incluindo ciclovia, jardins, áreas para piqueniques e eventos, parques infantis com brinquedos acessíveis, academia ao ar livre, quadras de basquete, quiosques com banheiros, bicicletário, redário, espaço pet, iluminação em LED e equipamentos de sustentabilidade, como placas solares para geração de energia limpa.
Um dos atrativos é o Balé das Águas, com 64 jatos iluminados e apresentações programadas em 121 m², além de dois espelhos d’água automatizados. A passarela metálica com mirante, que conecta as primeiras quadras, cria novos pontos de observação e valoriza o percurso visual.
O paisagismo recebeu o plantio de cerca de 180 árvores, promovendo conforto térmico, sombreamento e redução de ilhas de calor. Já a estratégia de tratamento da água inclui wetlands – os chamados “jardins filtrantes” –, que utilizam plantas para melhorar a qualidade ambiental do canal.
O projeto incluiu ainda a substituição de comportas para controle de maré e prevenção de inundações, serviços de saneamento e drenagem para reduzir alagamentos e esgoto irregular, limpeza e reconstrução do canal e pavimentação de 2,4 km da Avenida Visconde de Souza Franco.
A Quadra 8 recebeu uma estrutura metálica em formato de pétalas, equipada com placas solares que geram energia limpa armazenada em baterias, utilizadas para carregamento de celulares e dispositivos. O espaço simboliza o compromisso com inovação e sustentabilidade, marca da preparação de Belém para a COP 30.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar