plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NEGÓCIOS

Estado zera taxas para aberturas de empresas em Outubro

Gratuidade valerá para registro de empresário individual e para constituição de sociedade empresárias ou cooperativas. Poderão se beneficiar negócios que permitam cadastro no Cadastur, estabelecidos na RMB.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Estado zera taxas para aberturas de empresas em Outubro camera O benefício perdurará por 30 dias e os interessados devem usar os canais digitais oficiais da Jucepa para dar entrada nos processos. | (Marcelo Seabra / Ag. Pará)

A Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa) anunciou que, durante todo o mês de outubro de 2025, não serão cobradas taxas de registro para quem constituir novas empresas no estado. A medida visa estimular o empreendedorismo, impulsionar setores estratégicos e fortalecer a preparação do Pará para sediar a COP30 em Belém.

Quem pode usufruir da isenção?

A gratuidade valerá para registro de empresário individual e para constituição de sociedades empresárias ou cooperativas. Só poderão se beneficiar empresas cujo objeto social permita cadastro no Cadastur, e que estejam estabelecidas na Região Metropolitana de Belém.

Mais empreendedores poderão se formalizar

Para o presidente da Jucepa, Filipe Meireles, a iniciativa representa “condições reais para que mais empreendedores ingressem na formalidade, gerem empregos e movimentem a economia local”.

Segundo ele, a isenção no mês de outubro está alinhada ao momento de transformações no Pará e à visibilidade trazida pela realização da COP30.

A secretária-geral da entidade, Karla Dias, reforça que facilitar a abertura de negócios pode “destravar sonhos” e reduzir obstáculos para pequenos e médios investidores, com impacto direto na geração de renda, no turismo e no ambiente de negócios regional.

Modernização e transformações institucionais

Nos últimos anos, Jucepa e o governo estadual têm apostado em medidas para otimizar o registro mercantil:

processos 100% digitais; integração entre órgãos municipais, estaduais e federais; redução de prazos para abertura ou modificação empresarial;

expansão dos serviços online para contadores, empresários e despachantes; uso de inteligência artificial na análise de processos.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

Impactos esperados e vigência

Com a isenção em outubro, Jucepa espera que haja elevação na geração de novos CNPJs, ampliação da arrecadação indireta e fortalecimento da economia regional. Com a COP30 se aproximando, setores como turismo, tecnologia, logística e economia criativa podem ganhar impulso.

O benefício perdurará por 30 dias e os interessados devem usar os canais digitais oficiais da Jucepa para dar entrada nos processos.

Para saber mais, acesse a edição eletrônica do jornal Diário do Pará

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias