
Com a proximidade da COP 30, empreendedoras de Belém começam a se preparar para o aumento da demanda e visibilidade que o evento internacional deve trazer à capital. Esse é o caso de Maressa Furtado de Assunção, de 37 anos de idade, que trabalha com vendas de crochês em feiras itinerantes. Na última quinta-feira (04), ela esteve na sede da Secretaria Munincipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon) para se inscrever em um dos cursos ofertados pela Prefeitura de Belém que busca capacitar lojistas para o evento.
“Estou aqui para me inscrever em mais um curso da Prefeitura. Quero estar bem capacitada para a grande movimentação da cidade com a COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025)”, contou Maressa.


A iniciativa da Prefeitura integra uma série de cursos de capacitação oferecidos gratuitamente pela Sedcon, por meio do Departamento de Apoio à Produção (Deap), voltados especialmente para mulheres que atuam nas vias públicas e feiras da capital. O objetivo é preparar essas empreendedoras para aproveitar as oportunidades econômicas que devem surgir com a realização da conferência internacional no mês de novembro em Belém.
Conteúdos relacionados:
- Basílica Santuário de Nazaré celebra restauração completa interna
- Workshop aborda papel da inteligência emocional
- SinPatinhas: cadastro gratuito de pet atrai tutores em Belém
Entre os temas abordados nas formações estão: empreendedorismo; empoderamento feminino; reciclagem, marketing e precificação, sendo este último voltado para ensinar as permissionárias a definirem preços justos e sustentáveis para os produtos. As aulas são realizadas na sede da Sedcon e também em espaços de entidades parceiras.
A empreendedora Marilene Nunes de Souza, de 49 anos de idade, trabalha com vendas de confecção no mercado de farinha do Guamá e é uma das participantes da iniciativa. “Já fiz o curso empreendedorismo e também de reciclagem. Achei muito útil, principalmente porque utilizo produtos reciclados para incrementar meus acessórios”, contou.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, André Cunha, a proposta é fortalecer o trabalho das mulheres permissionárias. “A Prefeitura de Belém está dando retorno às nossas permissionárias, estimulando o empreendedorismo e independência financeira às trabalhadoras da capital”, destacou.
Além dos cursos presenciais, a Sedcon também promove capacitações em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por meio da Sala do Empreendedor, que funciona dentro da própria secretaria. O espaço presta orientação e capacitação para feirantes, artesãos e outros comerciantes cadastrados no município.
Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Como parte da preparação específica para a COP 30, a Prefeitura vai inaugurar a Sala do Empreendedor COP 30, no Solar da Beira, localizado no Complexo do Ver-o-Peso. O novo espaço será voltado ao atendimento de empreendedores interessados em alinhar os negócios ao evento internacional.
As empreendedoras interessadas em participar das formações podem procurar a sede da Sedcon, localizada na Travessa 09 de Janeiro, nº 1720, entre as avenidas Gentil Bittencourt e Conselheiro Furtado, no bairro São Brás. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, diretamente no Departamento de Apoio à Produção (Deap).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar