
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e a Fundação Papa João XXIII (Funpapa) realizaram, na sexta-feira (5), uma reunião para alinhar estratégias sobre o funcionamento dos Conselhos Tutelares de Belém durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada na capital em novembro de 2025.
O encontro contou com a participação das promotoras de Justiça da Infância e Juventude, Albely Lobato e Sintia Maradei, e do presidente da Funpapa, Artur Hout. A pauta envolveu a preparação dos Conselhos Tutelares para o período do evento, considerado de grande movimentação na cidade.
Entre os pontos discutidos, estiveram o reforço da comunicação entre órgãos da rede de proteção, a definição de protocolos de atendimento emergencial e a possibilidade de plantões ampliados. Também foi debatida a articulação com áreas de saúde, segurança pública e assistência social para garantir a proteção de crianças e adolescentes durante a conferência.
Quer mais notícia do Pará? Siga o nosso canal no WhatsApp
A iniciativa faz parte de um processo de cooperação entre MPPA e Funpapa. Em maio, representantes das instituições trataram de ações voltadas à primeira infância. Em agosto, novas articulações foram realizadas com entidades municipais e estaduais para estruturar medidas de proteção no período da COP 30.
Segundo o MPPA, a antecipação dessas medidas busca garantir que a rede de atendimento esteja preparada para atender eventuais demandas decorrentes da realização do evento internacional em Belém.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar