
Nesse período de transição climática, fenômenos naturais como chuvas intensas e vendavais tornam-se mais frequentes — e, muitas vezes, perigosos. Foi o que aconteceu na noite deste domingo (7), quando um forte temporal atingiu a Ilha de Outeiro, distrito de Belém, deixando um rastro de destruição e prejuízos.
A tempestade, acompanhada de ventos fortes, surpreendeu moradores da ilha no início da noite. De acordo com relatos e vídeos compartilhados nas redes sociais, o vendaval foi capaz de destelhar casas, virar mesas, cadeiras e até um carrinho de lanches, que foi arrastado por vários metros na área conhecida como Pistão.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Temporais e raios aumentam os riscos de acidentes no Pará
- Vídeo: vendaval destelha casas e assusta moradores no Icuí
- Chuvas intensas alerta grande parte do país
Imagens gravadas por moradores mostram o momento em que o vento forte derruba objetos e levanta telhas. Em poucos minutos, estruturas ficaram danificadas e a sensação de medo tomou conta de quem presenciou o fenômeno.
Quer mais notícias sobre Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
VEJA O MOMENTO DO VENDAVAL
População ficou sem energia
Além dos danos materiais, o vendaval também causou interrupção no fornecimento de energia elétrica em alguns pontos de Outeiro. De acordo com moradores, vários bairros ficaram no escuro por algumas horas, o que agravou ainda mais a situação durante a tempestade.
Equipes da concessionária de energia foram acionadas e, segundo informações preliminares, o serviço foi restabelecido ainda durante a madrugada, embora algumas áreas tenham demorado mais para voltar à normalidade.
Relatório prévio da Defesa Civil
A Defesa Civil também esteve no local para fazer as primeiras avaliações, porém, a falta de iluminação dificultou o trabalho da equipe no local. "Nossa equipe irá retornar agora pela manhã ao local para continuar as vistorias. Ontem à noite, só conseguimos ir a 6 casas", disse o superintendente da Defesa Civil, Vitor Magalhães.
"Na noite desta segunda-feira (8), a Defesa Civil de Belém foi acionada em razão de um vendaval que atingiu a Ilha de Outeiro, provocando danos em diversos pontos da região. Equipes do órgão estiveram no local para realizar os primeiros registros e avaliações de danos, além de prestar atendimento inicial às famílias impactadas.
Até o momento, o número de casas afetadas ainda não está definido, sendo necessário dar continuidade ao levantamento técnico. Para ampliar o diagnóstico da área atingida e quantificar com precisão os prejuízos, está programada uma vistoria aérea para a manhã desta terça-feira (9).
A Defesa Civil informa que seguirá com o trabalho de campo até a conclusão do levantamento das residências afetadas. Após essa etapa, será emitido um relatório completo com informações detalhadas sobre os impactos causados pelo fenômeno. Com base nesse documento, serão encaminhadas as medidas necessárias para garantir apoio às famílias atingidas", disse o relatório prévio da Defesa Civil.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar