
Todos os anos, milhares de fiéis se mobilizam para vivenciar uma das maiores manifestações religiosas do Brasil: o Círio de Nazaré. Movidos pela fé, pela gratidão ou por promessas, romeiros de diversas regiões se preparam com meses de antecedência para participar desse momento de devoção coletiva que transforma as ruas de Belém em um verdadeiro rio humano de esperança e espiritualidade.
Nesse contexto de intensa peregrinação, já estão abertas as inscrições para os grupos de romeiros que participarão do tradicional trajeto até Belém durante a semana do Círio de Nazaré. De 6 a 11 de outubro, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), em parceria com diversas instituições, oferecerá apoio logístico e assistência a romeiros que se deslocam a pé ou de bicicleta, principalmente vindos de municípios do nordeste paraense.
O suporte será oferecido por meio do projeto “Peregrinos de Nazaré”, criado em 2016 para garantir mais segurança e acolhimento aos devotos que percorrem longas distâncias até a Basílica Santuário de Nazaré.
Conteúdos relacionados:
- Faltando 40 dias, Belém já está no clima do Círio
- Arquidiocese de Belém divulga calendário de Círios em 2025
A DFN solicita que os interessados façam o cadastro o quanto antes, por meio do site oficial: www.ciriodenazare.com.br/peregrinos-de-nazare. Durante o período de atendimento, entre 6 e 11 de outubro, as instituições parceiras estarão posicionadas no trecho entre os municípios de Castanhal e Belém, com 17 pontos de apoio: sendo 5 na Alça Viária (PA-483) e 12 na BR-316. As inscrições encerram em 5 de outubro.
“O cadastro é essencial para identificarmos os grupos e podermos oferecer apoio adequado, acionar os órgãos de segurança e garantir a chegada segura desses devotos. Também conseguimos organizar melhor o acolhimento na chegada à Basílica e à Casa de Plácido”, explica Franco Marcial, diretor de Procissões da DFN.
O projeto “Peregrinos de Nazaré” conta com o apoio de diversas instituições, entre elas, Arquidiocese de Belém, Arquidiocese de Castanhal, Secretaria de Estado de Turismo (SETUR), Secretaria de Estado de Saúde (SESPA), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, SESI e Cruz Vermelha.
Quer saber mais notícias sobre o Círio de Nazaré? Acesse nosso canal no Whatsapp
Histórico da Romaria a pé
A tradicional Romaria Castanhal–Belém teve início no começo da década de 1980, quando pequenos grupos de devotos percorriam a pé os cerca de 78 km entre os dois municípios. Hoje, a prática se expandiu, com centenas de peregrinos vindos de diferentes cidades do Pará, principalmente na semana que antecede o Círio, em manifestações de fé que marcam o maior evento religioso do Brasil.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar