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TRANSPORTE

BRT Metropolitano começa a funcionar em outubro

O governador Helder Barbalho vistoriou as obras dos terminais de integração. Após o Círio, o sistema deverá estar em pleno funcionamento.

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Imagem ilustrativa da notícia BRT Metropolitano começa a funcionar em outubro camera O governador Helder Barbalho vistoriou as obras do terminal, que beneficiária os usuários da RMB | (Alex Ribeiro/Ag.Pará)

O Governo do Pará dará início em outubro à operação assistida do BRT Metropolitano. O anúncio foi feito pelo governador do Estado, Helder Barbalho, nesta sexta-feira (5), durante vistoria às obras de construção dos terminais em Ananindeua e Marituba. O novo sistema vai beneficiar usuários do transporte coletivo de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará. Todos na Região Metropolitana.

Serão 265 ônibus novos, sendo 40 elétricos, equipados com ar-condicionado e wifi, que serão usados no transporte de aproximadamente 3,5 milhões de pessoas por mês. Estes veículos foram farão a linha expressa entre Marituba e São Brás, além das linhas alimentadoras, responsáveis pelo deslocamento dos moradores dos bairros até os terminais de integração do BRT Metropolitano.

O governador explicou que a operadora vai fazer um período de operação assistida antes de assumir integralmente o serviço. “Na operação assistida, nós estaremos informando todas as linhas, informando toda a estratégia do sistema de integração para que com isto as pessoas possam compreender que esta solução é a melhor solução para garantir o ir e vir das pessoas que necessitam do transporte coletivo na Região Metropolitana de Belém”, completou.

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O chefe do executivo estadual sinalizou que o serviço deverá operar em sua totalidade após o Círio de Nazaré. “A estratégia que o governo está montando - e estará divulgando no momento adequado - é que essa operação assistida acontecerá na primeira semana de outubro para que nós possamos na segunda-feira pós-Círio, estar com 100% da operação do BRT em funcionamento”, projetou Helder.

Uma vez funcionando, o BRT Metropolitano vai permitir que os usuários do sistema utilizem mais de um ônibus para se deslocar pagando uma única passagem. “Hoje, um jovem do município de Santa Izabel do Pará, que estuda na Universidade Federal do Pará, paga R$ 20 para sair de casa até a UFPA e R$ 20 para voltar. Portanto, isto gera um custo diário de cerca de R$ 40 por dia. Com esta solução (BRT Metropolitano) que nós estamos implementando, esse jovem gastará R$ 4,60 para ir e R$ 4,60 para voltar”, exemplificou o governador Helder Barbalho.

Os terminais de integração de Ananindeua e Marituba já estão em fase final de obras.
📷 Os terminais de integração de Ananindeua e Marituba já estão em fase final de obras. |(Alex Ribeiro/Ag.Pará)

AVANÇO

As obras do BRT Metropolitano estão com 90% concluídas. É um dos principais projetos de mobilidade executados pelo Governo do Pará. Os trabalhos se concentram nas construções das 13 estações e 13 passarelas ao longo da faixa expressa, no trecho entre o Entroncamento e Marituba.

Os terminais de integração de Ananindeua e Marituba já estão em fase final de obras. Estes equipamentos trazem uma estrutura inédita em que os ônibus que estão chegando e saindo não passam pelo mesmo espaço, garantindo mais segurança e evitando acidentes. Nenhum outro terminal de BRT no Brasil apresenta isto.

Em cada um dos prédios vai funcionar uma Estação Cidadania, onde os moradores poderão ter acesso a serviços, como emissão de documentos e orientação jurídica. Também haverá um posto da Polícia Federal, ambulatórios, lojas, lanchonetes e banheiros. Toda a estrutura dispõe de acessibilidade para pessoas com deficiência.

Os 40 ônibus elétricos serão usados exclusivamente nas faixas expressas da BR entre o terminal de Marituba, o terminal de Ananindeua e a estação em São Brás. Os 225 veículos não elétricos são do modelo Euro 6, que emitem 15 vezes menos carbono que os modelos atuais. Uma parte da frota atenderá os bairros da Região Metropolitana até os terminais de integração. Outra parte fará linhas expressas até o Ver-o-Peso e também até a Universidade Federal do Pará (UFPA).

Parte do investimento para a aquisição da nova frota vem do tesouro estadual. Outra parte contou e com financiamento pela Caixa Econômica Federal, por meio do Programa Pró-Transporte FGTS, do Ministério das Cidades.

Para saber mais, acesse a edição eletrônica do jornal Diário do Pará

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