
Em um cenário em que a tecnologia se torna cada vez mais indispensável para a segurança e o bem-estar da população, o Pará tem investido de forma expressiva em recursos de última geração. A estratégia busca modernizar as operações das forças de segurança, garantir mais transparência nas abordagens e oferecer respostas mais rápidas em situações de risco.
Segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, o pacote inclui a aquisição de totens de segurança - alguns voltados ao atendimento de mulheres -, além de câmeras corporais, drones e computadores de alta performance. "Adquirimos mais de 100 totens de segurança, inclusive de autoatendimento à mulher, com objetivo de ampliar nosso alcance de monitoramento. Contamos ainda com 3 mil câmeras corporais, que não só auxiliam a população, mas, sobretudo, os nossos agentes durante as abordagens", destacou.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Criminalidade violenta cai mais de 50% no Pará
- Pará tem o melhor agosto em redução de criminalidade desde 2018
- PM apreende 600 kg de cocaína no nordeste paraense
A Polícia Civil recebeu recentemente 11 drones e mais de 10 estações de trabalho de alto desempenho para investigações complexas. Para o delegado-geral adjunto, Temmer Khayat, esses avanços elevam a precisão das ações. "Todo esse aparato tecnológico é investido para trazer maior eficiência, tanto na elucidação dos crimes, como no campo da operacionalidade, trazendo mais assertividade e até mesmo segurança para que os nossos operadores, no momento das ações, tenham os elementos de informação suficientes para que possam desempenhar e desenvolver a operação da melhor maneira possível, alcançando os melhores resultados possívei", afirmou.
Quer mais notícias locais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
TABLETS, NOTEBOOKS E SCANNER A LASER 3D
Na Polícia Militar, mais de 2 mil equipamentos, entre tablets, notebooks e radiocomunicadores, foram incorporados desde 2019. O comandante-geral, coronel Dilson Júnior, ressaltou que a corporação deve receber em breve drones com tecnologia termal. "Estamos em processo de aquisição de 50 drones termais, que são tecnologias de ponta e conseguem auxiliar a tropa ordinária quando o indivíduo, por exemplo, se evade em área de mata", explicou.
Já a Polícia Científica do Pará incorporou equipamentos sofisticados, como scanner a laser 3D, sonômetro, flat scan e sistemas de cromatografia, que permitem análises avançadas em diferentes áreas. "Esses investimentos na PCEPA são importantes para dar segurança técnico-científica para os peritos, para produzirem laudos eficientes, com qualidade, robustos e fazer justiça através das perícias", ressaltou o diretor-geral, Celso Mascarenhas.

CÂMERAS CORPORAIS E DETECTORES DE METAL
O sistema penitenciário também foi contemplado com mais de 500 câmeras corporais e detectores de metal, em um investimento superior a R$ 15 milhões. Para o titular da Seap, coronel Marco Antônio Sirotheau, trata-se de um marco. "Esses equipamentos representam um respaldo para o nosso policial penal trabalhar. Além disso, visa coibir aqueles servidores que tentem cometer alguma irregularidade", disse.
No campo da mobilidade, o Detran fortaleceu o monitoramento das rodovias com a Central Sentinela, que atua no videomonitoramento e fiscalização. "O Sentinela funciona como suporte ao trabalho dos agentes de fiscalização, identificando entraves ao fluxo da via, veículos irregulares e também agindo preventivamente em situações de risco", afirmou Ivan Feitosa, coordenador de operações do órgão.

MONITORAMENTO DE DESASTRES
O Corpo de Bombeiros, por sua vez, apostou na criação da Sala de Informações de Monitoramento de Desastres. O espaço integra dados de diferentes plataformas e emite alertas sobre eventos extremos. "A gente pretende, com isso, ser referência no monitoramento e na emissão de alerta para que os municípios possam, de forma muito rápida, ter informação de algum tipo de evento extremo na sua região", pontuou o tenente Leonardo Santos.
Com aquisições que vão do campo pericial ao combate direto à criminalidade, passando pela prevenção de acidentes e desastres naturais, o Pará aposta em tecnologia como aliada central para ampliar a sensação de segurança e oferecer serviços mais eficientes à população.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar