plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MOBILIDADE

Avenida Liberdade completa 70% de obras concluídas

Governador Helder Barbalho vistoria andamento da construção que conectará três municípios da Região Metropolitana.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Avenida Liberdade completa 70% de obras concluídas camera As obras da Avenida Liberdade encontram-se atualmente na fase de pavimentação de 2,5 quilômetros da via. | Marcelo Lelis / Agência Pará

Na expectativa pela conclusão de mais uma obra para garantir a melhor mobilidade em rodovias do estado, principalmente na Região Metropolitana de Belém, o governador do Pará, Helder Barbalho, participou de vistoria técnica nas obras da Avenida Liberdade.

Na manhã desta sexta-feira (22), ele acompanhou o andamento dos trabalhos em um dos maiores projetos que beneficiará três municípios da região: Belém, Ananindeua e Marituba. O evento contou com a presença da primeira-dama Daniela Barbalho, da prefeita de Marituba, Patrícia Alencar, além de autoridades estaduais, municipais e representantes das comunidades locais.

Leia também

As obras da Avenida Liberdade encontram-se atualmente na fase de pavimentação de 2,5 quilômetros da via. Os trabalhos abrangem diversas etapas simultâneas, incluindo serviços de terraplanagem, construção de base e sub-base, além do asfaltamento propriamente dito.

Quer receber mais notícias do Pará e do Brasil? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!

O projeto também contempla a construção de infraestruturas complementares estratégicas: duas pontes e quatro viadutos estão sendo erguidos para facilitar a travessia e o acesso de importantes comunidades da região, como Abacatal, Navegantes e Ceasa.

Redução drástica no tempo de deslocamento

Segundo o governador Helder Barbalho, a nova avenida representa uma alternativa fundamental à BR-316 por oferecer uma solução inovadora para os problemas de mobilidade da região metropolitana.

"Com 14 km de extensão, viadutos, pontes e ciclofaixas, a nova avenida vai economizar tempo da população, permitindo que o trajeto entre a Alça Viária e a Perimetral da UFPA seja feito em apenas 10 minutos. É uma grande solução de mobilidade e qualidade de vida para toda a região", destacou o governador durante a vistoria.

A Avenida Liberdade estabelecerá uma conexão direta e estratégica entre a Alça Viária e a Avenida Perimetral, nas proximidades da Universidade Federal do Pará.

Geração de empregos e desenvolvimento econômico

O projeto tem se destacado não apenas por seus benefícios de mobilidade, mas também pelo impacto socioeconômico positivo na região. Atualmente, as obras da Avenida Liberdade geram mais de 700 empregos diretos.

O secretário de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira, enfatizou o caráter transformador do projeto: "A Avenida Liberdade é um divisor de águas para a mobilidade da Região Metropolitana. Além de ser um investimento em qualidade de vida, a obra representa geração de emprego e renda para centenas de famílias e fortalece o desenvolvimento econômico da região."

Compromisso com sustentabilidade e preservação ambiental

Um dos aspectos mais inovadores do projeto é seu comprometimento com a sustentabilidade ambiental. O planejamento inclui 34 passagens de fauna estrategicamente posicionadas, garantindo a circulação segura de animais silvestres e a preservação do ecossistema local.

O projeto arquitetônico também incorpora soluções sustentáveis modernas, incluindo:

  • Pistas com três faixas em cada sentido para otimizar o fluxo de tráfego;
  • Ciclofaixas instaladas em ambos os lados da rodovia;
  • Acostamentos de 2,5 metros para maior segurança;
  • Sistema de iluminação LED alimentado por energia solar;
  • Pavimento ecológico especificamente projetado para a ciclovia;

Além de beneficiar diretamente a Região Metropolitana de Belém, a Avenida Liberdade facilitará significativamente o acesso ao sul do estado do Pará, ao Porto de Vila do Conde e à região do Baixo Tocantins, fortalecendo a conectividade logística e econômica do estado.

"É um projeto estratégico, que integra tecnologia, sustentabilidade e modernidade, preparando nossa capital e os municípios vizinhos para o futuro", afirmou o secretário Adler Silveira.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias