plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
DESCARGA ELÉTRICA

Trabalhador morre eletrocutado na Avenida Nazaré, em Belém

Vítima realizava serviço em andaime quando sofreu a descarga elétrica.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Trabalhador morre eletrocutado na Avenida Nazaré, em Belém camera A vítima estava na parte inferior de um andaime quando houve contato com a rede elétrica. | Magno Fernandes/DOL

Um trabalhador identificado como Devison morreu eletrocutado na tarde desta quinta-feira (21) enquanto realizava serviços na Avenida Nazaré, entre a Travessa Quintino Bocaiuva e a Avenida Generalíssimo Deodoro, ao lado de uma escola particular, em Belém.

De acordo com informações preliminares, a vítima estava na parte inferior de um andaime quando houve contato com a rede elétrica. A descarga foi fatal e o óbito ocorreu no local.

Equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros foram acionadas e permanecem na área para isolar o local e dar apoio à ocorrência. Um companheiro da vítima estava no local, desolado com a perda.

Conteúdo relacionado:

A equipe do DOL conversou com o sargento Meirelles, do Corpo de Bombeiros, que explicou os procedimentos adotados e informou que, infelizmente, os sinais vitais da vítima já estavam praticamente ausentes no momento do atendimento.

“A vítima estava inconsciente e apresentava pulso muito fraco. Realizamos reanimação com massagem cardíaca, mas os sinais vitais já estavam extremamente debilitados. O choque elétrico foi tão intenso que restava apenas uma reação muscular involuntária. Continuamos os procedimentos para tentar restabelecer a respiração, mas os sinais vitais já estavam praticamente ausentes”, relatou o bombeiro.

Sobre a causa do acidente, o sargento afirmou que não é possível determinar com precisão. "No momento do choque elétrico, a vítima estava em pé, ajustando um andaime. Elementos como partes molhadas ou contato com a instalação elétrica podem ter contribuído, mas não foi possível confirmar exatamente como ocorreu", disse.

Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre a empresa responsável pelo serviço nem sobre os procedimentos de segurança adotados.

Mortes por descargas elétricas no Brasil

Em 2024, o Brasil registrou um total de 257 mortes decorrentes de acidentes com eletricidade, conforme levantamento da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) . Apesar de uma redução no número total de acidentes, que caiu para 685 casos — o menor índice desde 2017 —, o número de fatalidades aumentou em comparação com os 250 óbitos registrados em 2023.

Construção ou manutenção predial lideram o número de ocorrências, com 65 vítimas fatais, segundo o levantamento.

Quer mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp

Como evitar acidentes com a rede elétrica

Trabalhar com energia elétrica exige atenção redobrada para evitar choques, queimaduras e mortes. Medidas essenciais incluem:

  • Uso de EPIs: luvas, capacete, botas e roupas adequadas.
  • Desligamento da energia: sempre que possível antes do serviço.
  • Sinalização da área: para proteger trabalhadores e transeuntes.
  • Ferramentas apropriadas: isoladas e certificadas.
  • Treinamento: capacitação contínua em segurança elétrica e primeiros socorros.
  • Inspeções periódicas: checagem de cabos, andaimes e equipamentos.

O cumprimento das normas, como a NR-10, é fundamental para reduzir acidentes elétricos no Brasil.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias