plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
EDUCAÇÃO

Escolas estaduais do Pará se destacam em prêmio nacional

Duas escolas do Pará se destacam na semifinal do Prêmio Liga STEAM 2025 com projetos inovadores em sustentabilidade e educação, promovendo a transformação social.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Escolas estaduais do Pará se destacam em prêmio nacional camera Os projetos desenvolvidos pelas escolas criam soluções criativas para o desenvolvimento sustentável | Divulgação

Duas escolas estaduais avançaram para a semifinal do Prêmio Liga STEAM 2025, uma das mais prestigiadas competições nacionais de ciência, tecnologia e inovação. Este ano, a competição teve como tema “Educação e Sociobiodiversidade: Culturas Vivas, Comunidades Sustentáveis”, que desafiou os educadores a criarem soluções criativas para equilibrar o desenvolvimento sustentável com o respeito às culturas locais.

Com projetos que combinam sustentabilidade, protagonismo juvenil e tecnologia, os estudantes das escolas de tempo integral Celso Rodrigues, em Santo Antônio do Tauá, na Região de Integração do Guamá; e Padre Vitaliano Maria Vari, em Capitão Poço, Região de Integração do Rio Capim; colocaram o Pará em destaque.

Desenvolvido por estudantes da 2ª série do ensino médio, o projeto “Horta Pai D’égua: tecnologia e sustentabilidade brotando na escola amazônida”, da Escola Estadual Celso Rodrigues, une engenhosidade técnica e consciência ambiental. Utilizando uma mini turbina eólica feita com sucata, água coletada da condensação de ar-condicionado, e uma placa de arduino (que regula automaticamente a irrigação), a equipe de estudantes, coordenada pelo professor de Física, Fábio Ferreira, desenvolveu um sistema funcional que combate o desperdício e estimula a produção sustentável dentro da escola.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

“O que vemos é a transição da conscientização para a ação concreta. No ano passado, identificamos o problema; este ano, estamos construindo e documentando uma solução replicável”, contou o professor Fábio Jorge. “O protagonismo é total dos alunos. Eles não estão apenas aprendendo Física, Química ou Biologia, estão se tornando engenheiros, designers de sistemas e comunicadores da própria ciência que produzem. É uma transformação na forma de aprender e de se ver no mundo”, completou.

Mais que um trabalho escolar, a “Horta Pai D’égua” funciona como um protótipo replicável, e será um dos destaques do plano de comunicação da equipe: um manual simplificado, voltado a outras escolas da rede pública, está em desenvolvimento. Como explica o professor.

“A ambição da equipe, no entanto, transcende o prêmio. O plano de comunicação do projeto inclui a criação de um “Manual Simplificado de ‘Como Fazer’, com o objetivo de disseminar a tecnologia para outras escolas. A ‘Horta Pai D’égua’ (uma expressão local para algo fantástico), cumpre sua promessa: não busca ser apenas uma ilha de excelência, mas uma semente de inovação, pronta para ser plantada em toda a Amazônia e além. É a nova bioeconomia nascendo, não em um laboratório de pesquisa de ponta, mas no pátio de uma escola pública”, ressaltou o professor Fábio Jorge.

Outro destaque na semifinal do Prêmio Liga STEAM 2025 é o projeto “EcoPV: cultivando o futuro por meio da sustentabilidade escolar”, desenvolvido por alunos da 3ª série do ensino médio da Escola Estadual Padre Vitaliano Maria Vari, em Capitão Poço.

Sob a coordenação do professor de Física e Educação Ambiental, Heitor Wilker, a iniciativa surgiu a partir das aulas de Educação Ambiental, que utilizaram a abordagem STEAM — metodologia que busca solucionar problemas reais da comunidade integrando várias disciplinas como Química, Física, Biologia, Matemática e Engenharia.

Para saber mais, acesse a edição eletrônica do jornal Diário do Pará

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias