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MOMENTOS MARCANTES

Obras da COP em Belém entram em ritmo acelerado

Desde o início do ano, os projetos previstos para realização ou legado da conferência entraram na reta final e alguns já foram até entregues para a população, como o Parque da Cidade e os projetos de macrodrenagem

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Imagem ilustrativa da notícia Obras da COP em Belém entram em ritmo acelerado camera Imagem da nova Doca | (Celso Rodrigues/ Diário do Pará)

As obras estruturantes que prepararam Belém para a Conferência Climática das Nações Unidas, que ocorrerá em novembro deste ano, estão todas dentro do cronograma e algumas até já foram entregues - é o caso do Parque da Cidade, que vai concentrar quase que a totalidade de programações da COP30, e que foi aberto parcialmente para uso da população desde o dia 27 de junho, enquanto outra parte segue sendo adequada para receber o evento. Porto Futuro II, parques lineares da Doca e avenida Tamandaré, e canais relacionados à macrodrenagem da Bacia do Tucunduba também se destacam no rol de intervenções que ficarão de legado da realização da maior discussão climática do planeta bem no centro da capital da Amazônia.

O Governo do Pará realiza mais de 30 obras em eixos estratégicos que já estão transformando a qualidade de vida de quem vive na cidade e na região metropolitana, representando um patrimônio permanente que deixará Belém uma cidade mais acolhedora e preparada para o turismo.

As obras incluem melhorias em saneamento, transporte, e outras áreas. Mais de R$ 7 bilhões estão sendo investidos em infraestrutura para a COP30, sendo que as intervenções são realizadas pelos governos federal e estadual, prefeitura de Belém e iniciativa privada.

O Governo do Pará destinou mais de R$ 1 bilhão para obras de macrodrenagem e saneamento, beneficiando diretamente mais de 500 mil pessoas com esgotamento sanitário, controle de alagamentos e valorização urbana. As intervenções alcançam 13 canais das bacias do Tucunduba, Una, Murutucu e Tamandaré, sendo onze canais localizados em áreas periféricas. Já foram entregues os canais da Timbó, Cipriano Santos, Vileta, Leal Moreira e a primeira etapa do canal da Gentil. As frentes de trabalho avançam para a conclusão das obras nos canais Nova Doca (92%), Nova Tamandaré (87%), Gentil (98%) e Marambaia (85%). Outro marco importante é a implantação do sistema de esgotamento sanitário no Ver-o-Peso, maior complexo de feira a céu aberto da América Latina.

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Obras da Cop 30 em Belém, Parque da Cidade. 01/08/2025
Foto: Celso Rodrigues/ Diário do Pará.
📷 Obras da Cop 30 em Belém, Parque da Cidade. 01/08/2025 Foto: Celso Rodrigues/ Diário do Pará. |( Raphael Luz/Agência Pará)

Parque da Cidade

Aberto há mais de um mês, o Parque da Cidade reúne 14 ambientes voltados à prática de esporte e recreação, como quadras esportivas, academia ao ar livre, playground, pista de corrida, skatepark com dimensões olímpicas, e o segundo maior do País, e ciclovias, construídos com soluções de baixo impacto ambiental. Durante o mês de julho, ofertou a primeira colônia de férias pública do Brasil que recebeu cerca de 8,4 mil inscrições e teve dez modalidades esportivas, oficinas de arte, contação de histórias e atividades específicas para o público 60+.

Com mais de 2,5 mil árvores plantadas, 190 mil espécies ornamentais e gramados cobrindo 83 mil metros quadrados, o complexo contribui para o conforto térmico, a biodiversidade e a melhoria da qualidade do ar. Também há tecnologias voltadas à mitigação climática, como dois wetlands, que tratam naturalmente a água usada nos sanitários e vestiários, suficientes para até 2,8 mil pessoas por dia, enquanto painéis solares e sistema de recuperação de água de chuva contribuem para a redução de carbono no complexo. O projeto final inclui o Museu da Aviação, um Centro de Economia Criativa, ciclotrilha, ecotrilha, áreas verdes preservadas, lago e instalações esportivas voltadas para a promoção da qualidade de vida, lazer, cultura, arte e bem-estar.

Mesmo com o Parque da Cidade recebendo o público, a montagem da COP já está em andamento há algumas semanas. O destaque é a montagem da chamada Blue Zone – área central das negociações oficiais do evento – que já transforma o local. A Blue Zone, coordenada pela UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), será um espaço exclusivo para negociações entre líderes globais.

Obras do Porto Futuro e do Parque da Cidade entram na reta final
📷 Obras do Porto Futuro e do Parque da Cidade entram na reta final |( Raphael Luz/Agência Pará)

PORTO FUTURO II

No Porto Futuro II, onde galpões históricos estão sendo restaurados, 95% das obras já foram finalizadas. Em breve, o antigo porto industrial de Belém será palco do Museu das Amazônias, voltado à valorização do patrimônio imaterial da região; Parque de Bioeconomia e Inovação, local de incentivo à economia local e amazônica; e Caixa Cultural, que trará à Região Norte um equipamento com programação artística de excelência, já consagrado em outras capitais do Brasil.

Instalado em dois galpões, o espaço contará com um laboratório-fábrica para prototipagem de soluções bioeconômicas e um centro de negócios com serviços como planejamento estratégico, assessoria jurídica, branding e conexões com investidores.

Mobilidade

As obras de mobilidade avançam, priorizando eficiência e sustentabilidade. Um dos destaques é o BRT Metropolitano, que já atingiu 85% de execução. O projeto moderniza a BR-316 até o município de Marituba, e inclui cinco viadutos para reforçar a malha viária da região. O sistema contará com ônibus a diesel modelo Euro 6, que emite 15 vezes menos carbono que os modelos convencionais, além de veículos elétricos, com zero emissão de gases e baixo nível de ruído sonoro.

Outras obras de mobilidade incluem a ampliação da Rua da Marinha; a construção da segunda ponte de acesso ao distrito de Outeiro; a reestruturação de oito vias, incluindo as avenidas Duque de Caxias, Visconde de Souza Franco e Tamandaré; o Viário Belém COP 30 com 60% do cronograma executado, com pavimentação e nova sinalização em vias centrais e periféricas; três viadutos já entregues, que são o da BR-316 com PA-485, o da BR-316 com Avenida Independência e o da Mário Covas com a Avenida Três Corações, e o viaduto da Mário Covas com Independência tem 80% das obras já executadas.

Obras de Macrodrenagem fazem parte do legado do evento
📷 Obras de Macrodrenagem fazem parte do legado do evento |( Raphael Luz/Agência Pará)

Novas Doca e Tamandaré

A Nova Doca foi projetada para oferecer espaços diversificados de lazer e convivência, incluindo áreas para práticas esportivas, contemplação, alimentação e recreação infantil. Entre os equipamentos previstos estão uma passarela metálica com mirante, quiosques, jardins, área para piquenique, espaço para eventos, espaço pet, urbanização viária, playground, academia ao ar livre e fonte interativa.

Já as obras do Parque Linear da Tamandaré englobam toda a extensão do canal da Avenida Tamandaré, com cerca de 1,4 quilômetro, e contemplam pavimentação asfáltica, paisagismo, urbanização, instalação de passarelas e de cinco novas comportas para controlar o fluxo das marés. Os serviços também incluem a urbanização da Praça Onze de Junho e a construção da Praça do Terminal, que se integrará ao Novo Terminal Hidroviário da Tamandaré, atualmente em construção.

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