plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
DESCASO

Obras do terminal de ônibus de Ananindeua estão abandonadas

Local permanece há anos fechado, só acumulando lixo, mato e animais como pombos e ratos. Enquanto isso, população precisa esperar o coletivo no sol e na chuva, ao lado, por falta de opção

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Obras do terminal de ônibus de Ananindeua estão abandonadas camera Enquanto as obras não reiniciam, os usuários de ônibus sofrem com o calor sem abrigo | ​Antônio Melo/Diário do Pará

O Terminal de Integração Vicente Rabelo, conhecido como “Terminal do Abacatão”, em Ananindeua, tinha uma promessa de reforma, mas até agora as obras não começaram e o local parece abandonado. Atualmente, o terminal está fechado, cercado por tapumes e cheio de lixo.

O mato cresceu bastante ao redor, havia lixo espalhado, água parada e até moradias para pombos e roedores. Enquanto isso, os ônibus passam pela passagem Cosanpa, ao lado do terminal. Isso deixa os passageiros sem iluminação e uma estrutura adequada para esperar pelos veículos. Os motoristas também ficam ali, sem suporte ou condições de trabalho decentes, além do número de ônibus ser insuficiente. Quem usa o transporte público se pergunta por que precisa ficar exposto ao sol ou à chuva, já que há uma estrutura próxima que poderia oferecer proteção, mas que está desativada.

Na última semana, o DIÁRIO foi até a passagem da Cosanpa, com a TV Sn 16, onde fica uma parada de ônibus ao lado do Terminal de Integração. O técnico de segurança do trabalho Márcio Sousa, de 45 anos, conta que o terminal de ônibus está desativado há anos, completamente abandonado. Todos os dias, ele passa por lá para pegar o transporte, mas não há bancos nem sombra disponível. Por isso, acaba se protegendo do sol sob uma árvore, já que ainda não há previsão de quando o local voltará a funcionar.

“Eu pego ônibus todo dia aqui ao lado do terminal. Não tenho onde sentar, só consigo uma sombra dessa árvore, mas quando chove fica difícil se proteger. Tem dias que espero até uma hora e meia pelo ônibus para ir trabalhar. Hoje estou atrasado e não sei a que horas o ônibus vai sair”, desabafou Márcio. “Aqui se tornou um lugar arriscado, principalmente à noite. Não tem iluminação adequada. Essa situação causa muita indignação, especialmente porque, bem ao lado, há uma estrutura que poderia atender a essa demanda, mas ela está totalmente abandonada”, diz.

Atualmente, o terminal está fechado, cercado por tapumes e cheio de lixo.
📷 Atualmente, o terminal está fechado, cercado por tapumes e cheio de lixo. |​Antônio Melo/Diário do Pará

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

Elder Lima, 40, trabalha em uma distribuidora e mora no perímetro há anos. Ele comenta que sempre utiliza a parada para pegar ônibus e não compreende o local não ter o mínimo de estrutura. “É realmente um absurdo o que os usuários de transporte em Ananindeua precisam passar. Como você pode ver aqui, a gente fica exposto ao sol e à chuva, sem nenhuma proteção. E enquanto isso, esse terminal aí está jogado e abandonado, quando na verdade poderia estar ajudando a população”, finaliza.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Ananindeua, mas não teve retorno.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias