
Neste sábado (26), Belém será palco da 2ª Marcha dos Manguezais Amazônicos, em celebração ao Dia Mundial de Proteção dos Manguezais. A mobilização, vai ocorrer das 7h às 20h, na Escadinha do Cais do Porto e tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância da preservação desses ecossistemas vitais para o equilíbrio ambiental e para as comunidades costeiras da Amazônia.
O evento integra a campanha Julho Verde 2025, um movimento que ocorre ao longo de todo o mês de julho e mobiliza mais de 30 comunidades em três estados da Amazônia: Pará, Maranhão e Amapá. Este ano, a campanha traz como tema “Nosso Mangue Tem Valor com Gente!”, ressaltando a conexão entre as populações locais e a conservação dos manguezais, ecossistemas essenciais tanto para a biodiversidade quanto para o enfrentamento das mudanças climáticas.
A Marcha dos Manguezais em Belém será o ponto alto das ações programadas na região, com uma agenda que inclui uma caminhada simbólica até o Mercado do Ver-o-Peso, além de rodas de conversa e apresentações culturais. Diversos coletivos de pescadores, marisqueiras, jovens e ativistas locais estarão presentes no evento, que também visa denunciar as dificuldades enfrentadas pelas comunidades extrativistas e reafirmar a importância da proteção ambiental para a garantia de uma vida digna.
Conteúdos relacionados:
- BaianaSystem é confirmado no Festival Ambienta 2025 em Belém
- Belém lança programa para revitalizar praças por meio de parcerias
- Cúpula em Belém debate os desafios na defesa da Amazônia
Para Renilde Piedade, coordenadora da Rede Mães do Mangue e representante da Reserva Extrativista Marinha de Mocapajuba, a mobilização é essencial. “Luto pela valorização e conservação dos nossos manguezais, e por melhores condições de vida para os extrativistas, pescadores e pescadoras. Desejo que tenham dignidade, para que produtos como mariscos e pescados sejam reconhecidos e valorizados. Em especial, defendo que as mulheres tenham seus direitos garantidos, pois são elas, as mulheres extrativistas, que mais se dedicam à conservação e ao cuidado com o nosso território, ou melhor, maretório", afirma.
A Amazônia costeira abriga cerca de 70% dos manguezais brasileiros e forma o maior cinturão contínuo de manguezais do planeta. Esses ecossistemas são fundamentais no combate às mudanças climáticas, já que têm a capacidade de sequestrar até 20 vezes mais carbono por hectare do que as florestas tropicais maduras.
Além de chamar a atenção para a preservação dos manguezais, o evento também faz parte de uma estratégia mais ampla, alinhada ao Programa Nacional de Conservação e Uso Sustentável dos Manguezais (ProManguezal), que reconhece a importância dos saberes tradicionais na conservação desses ambientes. Este ano, a adesão oficial do Governo do Pará à iniciativa internacional Mangrove Breakthrough também será celebrada, reforçando o compromisso da região com a proteção costeira e climática.
Quer mais notícias direto no seu celular? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
Confira a programação:
07h – 08h: Alvorada dos Manguezais Amazônicos com As Manas do Zimba
- Escadinha das Docas
08h – 11h: 2ª Marcha dos Manguezais Amazônicos
- Trajeto: Escadinha das Docas → Pedra do Ver-o-Peso)
19h00 – 20h00: Video Mapping com Astigma VJ
- Igreja Santo Alexandre
Seviço:
2ª Marcha dos Manguezais Amazônicos
- Data: 26 de julho de 2025
- Horário: das 7h às 20h
- Local: Escadinha do Cais do Porto – Belém/PA (Av. Marechal Hermes, 3 - Campina), Pedra do Ver-o-Peso e Igreja de Santo Alexandre
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar