plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
VEJA O VÍDEO DO RESGATE

Onças resgatadas no Pará são levadas de avião para São Paulo

Felinos resgatados no Pará são levados a zoológicos paulistas em ação que alia preservação da fauna à logística humanitária da aviação

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Onças resgatadas no Pará são levadas de avião para São Paulo camera Onça sendo transportada no Avião Solidário | ​Foto: Divulgação

Nem todo voo é feito só de passageiros humanos. Desta vez, dois felinos ameaçados de extinção cruzaram o Brasil a bordo de aviões comerciais. Trata-se de duas onças-pintadas resgatadas no Pará, transportadas gratuitamente até o estado de São Paulo por meio do programa Avião Solidário, da LATAM. A ação integra uma rede de esforços voltados à conservação da fauna brasileira.

Os animais, irmãos da espécie Panthera onca, haviam sido resgatados ainda filhotes pelo Ibama em 2023, no município de Tomé-Açu, nordeste paraense. Desde então, estavam sob cuidados no BioParque Vale Amazônia, em Parauapebas, sudeste do estado.

Conteúdo Relacionado

Agora, seguem caminhos diferentes: Caeté foi acolhida pelo Zoológico Joaquim Garcia Franco, em Guaíra (SP), enquanto Caiapó foi destinado ao Zoobotânico de São José do Rio Preto, referência nacional em conservação de espécies silvestres.

Para garantir o conforto e a segurança dos animais, cada um foi levado em um voo separado. A operação foi cuidadosamente planejada e reduziu drasticamente o tempo de viagem. Enquanto o trajeto por terra levaria mais de 35 horas, o transporte aéreo durou cerca de seis horas, com uma rápida conexão em Brasília.

A transferência faz parte do Programa de Conservação ex-situ da onça-pintada, coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) e o próprio Ibama.

Com 13 anos de existência, o Avião Solidário já acumula mais de 4.600 animais transportados gratuitamente, além de 868 toneladas de cargas destinadas a ações humanitárias e ambientais.

Quer saber mais de Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp

iniciativa também teve papel importante durante a pandemia de COVID-19, ao distribuir mais de 280 milhões de doses de vacinas, e recentemente atuou no apoio emergencial às vítimas da tragédia climática no Rio Grande do Sul.

Veja o vídeo:

Divulgação
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias