
No próximo dia 21 de maio, o amor vai tomar conta do Teatro Estação Gasômetro, em Belém. A partir das 18h, o espaço se transformará no cenário de um momento inesquecível para 58 casais: a cerimônia do Casamento Comunitário, promovida pela Defensoria Pública do Estado do Pará, por meio da Diretoria Metropolitana.
Em um gesto de amor e cidadania, 53 casais heteroafetivos e cinco casais homoafetivos realizarão o sonho de dizer “sim”. Um deles é composto pela vigilante Aquele Santos e pela autônoma Camila Santos. Elas contam que ficaram sabendo da ação da Defensoria pela televisão e correram para garantir uma vaga no Casamento Comunitário.
“Estou tomada pela emoção, ansiedade e felicidade de viver esse momento tão especial. Tenho certeza de que construiremos uma vida repleta de amor, carinho e cumplicidade, graças a essa ação da Defensoria Pública”, celebra Camila.
A cerimônia representa mais do que a formalização de uma união: simboliza a garantia de segurança jurídica para as famílias. A ação, realizada pela Diretoria Metropolitana da Defensoria em parceria com o Cartório de Registro Civil Guedes de Oliveira, é gratuita e voltada a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Quer mais notícias sobre Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
A diretora metropolitana da DPE, defensora pública Leiliana Santa Brígida, destaca a importância da iniciativa:
“Este momento representa a proteção dos direitos dos cônjuges, a segurança do patrimônio familiar e a possibilidade de ajustes que atendam às necessidades dos casais. Mais do que isso, é um passo importante na democratização do acesso à Justiça e na promoção da cidadania para esses casais.”
“Maio Verde”
O Casamento Comunitário é uma das ações alusivas ao “Maio Verde”, mês em que se celebram os 42 anos da Defensoria Pública do Estado do Pará.
“Neste mês em que comemoramos a fundação da Defensoria, celebramos não apenas a trajetória de luta e conquistas da instituição, mas também o compromisso com a garantia de direitos para todas e todos. O Casamento Comunitário é uma ação fundamental, pois assegura que casais em situação de vulnerabilidade tenham acesso à regularização do matrimônio — algo que muitas vezes é visto como distante para aqueles que mais precisam”, afirma a defensora pública-geral Mônica Belém.
Sobre a Defensoria Pública do Pará
A Defensoria Pública é uma instituição constitucionalmente destinada a garantir assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial às pessoas legalmente necessitadas, prestando-lhes orientação e defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando a conciliação e a promoção dos direitos humanos e da cidadania.
Serviço:
Casamento Comunitário 2025
Data: 21/05/2025
Hora: 18h
Local: Teatro Estação Gasômetro (Av. Gov. Magalhães Barata, nº 830 – São Brás)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar