
A aposentada Fátima Lopes mora há 60 anos na travessa Estrela, entre a avenida Antônio Everdosa e Rua Nova, trecho onde a Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de Belém está realizando obra de urbanização para reduzir os impactos da chuva na área. “O prefeito Igor veio aqui com a gente numa segunda-feira, prometeu que ia resolver o nosso problema e está cumprindo com a palavra dele. Eu moro aqui desde que eu nasci e só agora depois de 40 anos, com o Igor, é que estão endireitando a nossa rua”, comemorou Fátima.

De acordo com as orientações demandadas pelo próprio prefeito Igor Normando, a Secretaria Municipal de Infraestrutura fez o mapeamento da área e iniciou os serviços de limpeza, desobstrução e substituição da rede com nova tubulação. A obra foi dividida em três frentes de trabalho. A primeira já executada foi o desvio das águas para a rede de drenagem da Travessa Timbó. A segunda se encarregou de fazer o desassoreamento da rede de drenagem do Canal do Galo até ao local, onde havia o alagamento. E a terceira frente para substituir a tubulação no trecho da Estrela entre Antônio Everdosa e Rua Nova.
VEJA TAMBÉM
- Residencial Viver Mosqueiro deve ser entregue até o final do ano
- Ambientalista vai plantar 24 samaúmas em Belém
- Belém terá 1º abrigo municipal para idosos
O secretário municipal de Infraestrutura, Euler Sizo, foi pessoalmente, nesta sexta-feira (21), vistoriar as obras nesse trecho que tem histórico de alagamentos. “O perímetro é local do lançamento da rede de drenagem, proveniente do Canal do Galo, que estava obstruída por lama e resíduos sólidos. “Esse assoreamento acontece pro conta do processo de sedimentação do solo, ou seja, o carreamento dos sedimentos da camada superficial do pavimento, com destino aos cursos d'água graças ao transporte realizado pelo escoamento da água das chuvas, e também em função dos lixos lançados dentro do canal, além das construções irregulares no seu entorno”, explicou o secretário.

Quer mais notícias sobre Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
Mas para que os moradores possam se locomover pelo trecho, a secretaria providenciou a construção de estiva provisória de madeira, que deverá ser retirada assim que a obra for concluída. O tempo de execução do serviço está estimado inicialmente de 3 a 6 meses, mas pode ser prorrogado dependendo das anomalias encontradas na drenagem no decorrer dos serviços.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar