Maiandeua, em tupi, significa “Mãe Terra”. Banhada por rios de água doce, em uma parte, e na outra ponta, pelo oceano Atlântico, é nesta ilha de nome de origem indígena, reconhecida como Área de Preservação Ambiental (APA), com 19 km de extensão, de diverso ecossistema, e localizada no salgado paraense, mais especificamente no Vilarejo de Fortalezinha, que fica localizado o Ponto De Cultura Casa Do Carimbó. É lá, do dia 30 ao dia 31 de dezembro, que o espaço cultural familiar será palco do “I Festival Praiano”. Um evento que vai possibilitar vivências que envolvem cultura popular, sabores, ancestralidade e carimbó.
Filhos de Maiandeua, Xodó da ilha, Brasileirinhos de Magalhães Barata, Grupo Mayná, Mestre Moacir, Mestra Regina Lopes, Mestre Luís Pontes, Catitú, Simone (Encanto do Tambor), Yure e banda e Yagareggae são algumas das atrações. Além disso, também haverá mesa de bate papo com o tema “Vivência Ancestral: Território Sagrado de Maiandeua, a vida nativa que se expressa no carimbó”, e a troca com mestres e mestras através de vivências.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Festival de Carimbó realiza segundo dia de shows no domingo (25)
- Grupo de carimbó Bico de Arara faz despedida de 2024
O Ponto de Cultura Casa do Carimbó é um espaço multicultural que atua desde 2014.Localizado em frente ao manguezal, em uma área preservada, o espaço é marcado pela bioconstrução. Repleto de plantas e árvores, o lixo se torna adorno. Reciclado, se tornam peças de decoração. A madeira retirada do mangue também se faz presente em toda a construção, de um espaço que é vivo e necessita de constantes reparos, como uma espécie de artesanato.
O Espaço pertence ao casal, Gála González e Genelson Souza, ou melhor, Catitú que é como é conhecido o carimbozeiro integrante do grupo Filhos de Maiandeua e também o empreendedor, que ao lado da companheira e da filha, Maya, desenvolvem o espaço que é pousada, restaurante, local de preservação e também acolhe o Ponto De Cultura Casa Do Carimbó.
Quer mais notícias de entretenimento? Acesse nosso canal no WhatsApp
Segundo Gála González, de origem espanhola, mas erradicada na vila de Fortalezinha há mais de dez anos, a Casa do Carimbó não possibilita somente a interação com a expressão cultural do carimbó, mas também com o modo de vida da vila pesqueira. Dando destaque para o turismo ecológico e combatendo o que se tornou um problema para a APA, o turismo predatório que deixa como resultado lixo por toda a praia, além da poluição sonora.
“Nós convidamos o público a se unir com o que é a cultura tradicional, não só do Carimbó, mas também o que é a vida Nativa, o cotidiano, o dia a dia, os conhecimentos que são culturais deste lugar. Como são as atividades de pesca, as atividades de agricultura, a extração de óleos, porque tudo é uma relação de convivência”, explica Gála.
A Casa do Carimbó, em Fortalezinha, se tornou um ponto de referência na ilha como um local de preservação ambiental e cultural. “Nós já realizamos inúmeras ações, sempre recebendo pessoas do mundo inteiro, realizando parcerias, acolhendo mochileiros, fazedores culturais, viajantes, mestres e mestras. Somos ponto de referência na ilha, que é a APA Maiandeua, lugar de preservação ambiental, contribuindo para preservar os saberes ancestrais”, explica Catitú.
PROGRAMAÇÃO I FESTIVAL PRAIANO
DIA 30/11/2024 (segunda)
- 9H - RECEPÇÃO DOS MESTRES CAFÉ DA MANHÃ.
- Apresentação Daniel Leão – abertura oficial Catitu, guardião do território sagrado e ancestral PONTO DE CULTURA CASA DO CARIMBÓ.
- 10H – MESA: VIVÊNCIA ANCESTRAL: TERRITÓRIO SAGRADO DE MAIANDEUA, A VIDA NATIVA QUE SE EXPRESSA NO CARIMBÓ. - MEDIAÇÃO: DANIEL LEÃO -
- 12H – ALMOÇO – na casa da Mãe do Catitu
- 14H - OFICINA VIVÊNCIA DE CARIMBÓ – MESTRES E MESTRAS E CONVIDADOS: MESTRE TOHIN, MESTRE MOACIR, MESTRA REGINA LOPES, MESTRE LUIS PONTES, CATITU, SIMONE ENCANTO DO TAMBOR
- 17H – GRUPO MAYANÁ
- RODA COM MESTRES
DIA 31/12/2024 (terça)
- 17H – VIVÊNCIAS DE CARIMBÓ
- 18h DJ
- 19h - CONVIDADO
- 20h – CONVIDADO
- 21H – CHAMEGO PRAIANO
- 22H - FILHOS DE MAIANDEUA
- 00H - BRASILEIRINHOS DE MAGALHÃES BARATA
- 01H – XODÔ DA ILHA
- 02H – YAGAREGGAE
- 03H - RODA LIVRE
A Casa do Carimbó convida para uma imersão na cultura ancestral do Pará, em uma iniciativa de fomento, transmissão e Salvaguarda do carimbó tradicional.
Nos dias 30 e 31 de Dezembro de 2024, a @casacarimbopontodecultura será palco de shows, vivências e oficinas com mestres e mestras do Carimbó, celebrando e trazendo visibilidade aos grupos da região do Salgado do Pará, elevando a cultura cabocla, ribeirinha e nativas da ilha.
Serviço:
- 30/12: Mesa sobre o território sagrado, oficina de Carimbó e rodas com mestres.
- 31/12: Shows com grandes nomes do Carimbó e vivências únicas!
- Onde: Ponto de cultura casa de Carimbó (Vila Fortalezinha - Ilha de Maiandeua, PA)
- Gratuito
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar