plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ATENÇÃO!

Inmet emite alerta de chuvas intensas no Pará nesta quinta (26)

Além do Pará, outros 10 estados estão sob alerta laranja para chuvas fortes nesta quinta-feira (26); confira

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Inmet emite alerta de chuvas intensas no Pará nesta quinta (26) camera Além do Pará, outros 10 estados estão sob alerta laranja para chuvas fortes nesta quinta-feira (26) | Ricardo Amanajás/Agência Pará

A noite de Natal, quarta-feira (25), em Belém, foi marcada por uma forte chuva que alagou alguns pontos da cidade.

Para esta quinta-feira (26), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de chuvas intensas para o Pará e para grande parte do Brasil. O alerta abrange 11 estados: Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia. Há alerta amarelo para outras regiões e estados. Além desse, o órgão ainda emitiu alerta amarelo para algumas regiões e estados.

Hoje também se forma a primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) do verão, de acordo com o Inmet , que deve durar no mínimo quatro dias, atuando até a próxima terça (29). Nesse período, é esperada muita chuva nas regiões Norte, Centro-Oeste e especialmente no Sudeste, com acumulados podendo passar dos 200 milímetros.

VEJA TAMBÉM

Quais as regiões mais afetadas?

A ZCAS deve atuar, nestes dois primeiros dias, principalmente sobre o Sudeste e provocar chuvas mais fortes durante a tarde. Na sexta-feira (27), também há potencial de chuvas moderadas, mas que podem causar inundações, alagamentos, enxurradas e deslizamentos, segundo o instituto.

Transtornos podem ocorrer no norte e leste de São Paulo, centro de Minas Gerais, região do Triângulo Mineiro, centro-sul de Goiás, Tocantins e Mato Grosso.

Em decorrência das chuvas mais fortes e condições urbanas e topográficas, a Região Metropolitana de São Paulo , o Vale do Paraíba e litoral norte de São Paulo são mais vulneráveis.

A umidade deve se deslocar mais para norte no fim de semana, atuando sobre o Rio de Janeiro, Minas Gerais e indo até a região Norte — fazendo com que a região metropolitana de São Paulo não corra mais risco de chuvas intensas.

As chuvas mais intensas devem ser sentidas durante a tarde e noite, com risco elevado para o Rio de Janeiro, o centro-sul de Minas Gerais, região do Triângulo Mineiro e da Zona da Mata, e para o sul de Goiás.

O litoral norte de São Paulo, Vale do Paraíba, norte de São Paulo, demais regiões de Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Amazonas, Rondônia, Acre e interior do Maranhão também têm alerta de chuvas intensas.

Quer mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp

A umidade deve perder a intensidade a partir de segunda (30), mas ainda há alerta de chuvas fortes em Minas Gerais, Espírito Santo, sul e oeste da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Região Norte e no interior do Maranhão.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias