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TRÂNSITO

Novo viaduto da BR-316 mede 720 metros de comprimento

Viaduto da BR-316 com a Alça Viária, em Marituba, faz parte de uma série de obras feitas pelo governo do Estado para melhorar o trânsito

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Imagem ilustrativa da notícia Novo viaduto da BR-316 mede 720 metros de comprimento camera Governador Helder Barbalho e o ministro Jader Filho participaram da entrega da obra | (Celso Rodrigues)

O governador Helder Barbalho entregou na véspera do Natal (24), o viaduto da BR-316 com a Alça Viária, no município de Marituba, Região Metropolitana de Belém. O viaduto mede 720 metros de comprimento, tem 14 de largura e altura de 5,5 metros da pista às vigas. A estrutura possui nove pilares com suas respectivas fundações e 12 vigas que garantem a sustentação da estrutura, por onde passarão veículos leves e pesados. A estrutura foi construída pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM).

Além do governador, entre os presentes no ato estavam a vice-governadora Hana Ghassan; o secretário de Infraestrutura e Transporte do Pará, titular do NGTM, Adler Silveira; o ministro das Cidades, Jader Filho; e a prefeita de Marituba, Patrícia Alencar.

A obra teve início com a assinatura da ordem de serviço pelo governador em 14 de novembro de 2023. Cerca de 200 profissionais atuaram de forma direta e indireta na obra. A entrega do viaduto estava prevista para ocorrer em maio de 2025, mas foi adiantada devido a celeridade dos trabalhos, conforme destacou Helder Barbalho.

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“Nós temos recursos de financiamento internacional, como também investimentos em parceria com o governo federal na composição das estratégias de garantir investimentos e obras históricas, obras de mobilidade que fazem com que o Pará tenha a capacidade de investir, de garantir mobilidade em face ao crescimento populacional e às demandas por novas vias diante do crescente número de veículos”.

O viaduto possibilitará ao condutor que vier da Alça Viária seguir direto para Belém sem necessitar fazer retorno; e também que os condutores seguidos de Marituba acessem o viaduto para seguir para a Alça Viária, sem fazer retorno, tornando o trajeto no local mais ágil. O secretário Adler Silveira afirmou que a obra permitirá mais qualidade de vida para a população.

“Aqui nas obras da Região Metropolitana, se nós juntarmos os viadutos mais o BRT, nós estamos gerando mais de 2.300 empregos diretos nas obras. Além de fazermos a transformação da logística e da mobilidade, a gente também está gerando emprego e renda para a população aqui da Região Metropolitana e de todo o estado do Pará”.

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A prefeita de Marituba, Patrícia Alencar, comemorou dizendo que o viaduto é um marco histórico. “Isso é um compromisso com a população paraense, com a mobilidade, com o trânsito. São obras como essas que vão beneficiar a população e no futuro próximo a gente vai ter mais qualidade de vida e podendo chegar mais cedo em nossas casas”.

O ministro Jader Filho ressaltou que a obra é importantíssima para destravar o trânsito na rodovia BR-316 e reafirmou a parceria entre os governos. “Nós do governo federal vamos continuar trabalhando junto com o governo do Pará. A gente fica muito feliz com o resultado e vamos continuar trabalhando firme. Eu sendo embaixador paraense em Brasília, como ministro, atuarei constantemente para que a gente possa cada vez mais levar infraestrutura para as nossas cidades”.

COP 30

As rampas do viaduto foram transformadas em um mural de graffiti, por meio de desenhos e pinturas temáticas alusivas à COP 30, com representações da fauna e da flora amazônica. O artista Moisés Oliveira, conhecido como Mpris Sdr, é o responsável, junto com a equipe dele, pela intervenção artística no viaduto.

R$ 20 milhões

O investimento do Governo do Estado foi de R$ 20 milhões nas obras do viaduto.

Obras

  • Além do viaduto da Alça Viária, o Governo do Estado realiza a construção de outro viaduto na BR-316 com a avenida Independência, com a obra 62% concluída.
  • Os dois viadutos se somam ao viaduto Ananin, entregue em 2023, no km 7 da rodovia, para melhorar a mobilidade em toda a área.
  • Também são construídos os viadutos na avenida Mário Covas com a avenida Três Corações (50% executado) e avenida Mário Covas com a avenida Independência (45% concluído).
  • De acordo com o governo estadual, os novos viadutos serão importantes para a operação do BRT Metropolitano e vão dar maior segurança nos cruzamentos.
  • Os viadutos fazem parte do conjunto de obras para a COP 30. No âmbito do governo do estado, estão em execução cerca de 30 obras estruturantes nos eixos de saneamento, mobilidade e desenvolvimento urbano.

Governo libera faixas de asfalto na BR-316

O Governo do Pará conclui neste final de ano uma importante etapa das obras de reestruturação da rodovia BR-316 para o funcionamento do BRT Metropolitano: a liberação das seis faixas de asfalto, sendo três no sentido entrada e três no sentido saída da cidade, além da faixa expressa de concreto. Toda a pista recebeu um novo sistema de drenagem antes da capa de asfalto nova e agora segue sem desvios ou máquinas na pista.

Após um período intenso com várias frentes de serviço trabalhando dia e noite para concluir esta etapa da obra, nesta quinta-feira (26), o governador Helder Barbalho libera as faixas para o livre trânsito. Os desvios, necessários para a execução das obras, não fazem mais parte do tráfego, fazendo com que os condutores possam seguir sem intervenções, com a redução do tempo de viagem, mais segurança com o trecho sinalizado, garantindo mais qualidade de vida às cerca de 2 milhões de pessoas na Região Metropolitana de Belém (RMB).

As obras seguem em outras etapas para finalização das calçadas, passarelas, terminais, estações, lançamentos de drenagem. Estas etapas já não interferirão diretamente no trânsito. “Seguimos trabalhando incansavelmente, com mais de 1.500 operários atuando nas obras, para que o sistema possa entrar em funcionamento para a COP 30”, garante o secretário de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira.

A BR-316, na Região Metropolitana ganhou, nos dois sentidos da via, mais de 20 quilômetros de asfalto dentro das obras de reestruturação da BR, executada pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM). O asfaltamento é um dos serviços mais importantes, pois impacta diretamente as cerca de 80 mil pessoas que trafegam por dia na rodovia, que em 40 anos nunca havia recebido um serviço desta grandeza.

ÔNIBUS

O sistema BRT vai operar com 40 ônibus elétricos, que serão utilizados no corredor expresso até São Brás, e 92 a diesel, com suspensão pneumática, portas nos dois lados e que vão fazer rotas até o centro da cidade de Belém. Os veículos poluem menos que os atuais que rodam na capital e terão ar condicionado.

Os usuários do Sistema Integrado podem sair de seus bairros em linhas alimentadoras que se dirigem até um dos terminais de integração, na rodovia BR-316, sendo um em Ananindeua (KM 6,5) e outro em Marituba (KM 10,7). No terminal, sem pagar outra passagem, o usuário pode passar para uma das 3 linhas troncais até o centro de Belém ou São Brás.

“Esta é a primeira vez que a BR-316 recebe um sistema de drenagem completo. São mais de 20 km de asfalto, 13 passarelas novas, estações de passageiros, ciclovia, calçada com arborização, será uma nova avenida. Nos terminais de Ananindeua e Marituba haverá uma Estação Cidadania, onde a população poderá ter acesso a diversos serviços”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira, titular do NGTM.

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