plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
DO PARÁ PARA O MUNDO

Alunos do Marajó vão conhecer Harvard após APP para autistas

Estudantes do Pará desenvolvem APP para autistas e representam o Brasil na Brazil Conference at Harvard & MIT em 2025.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Alunos do Marajó vão conhecer Harvard após APP para autistas camera Os estudantes foram selecionados após vencerem o “Desafio Tack”, uma competição cultural e empreendedora para alunos do Ensino Médio de escolas públicas. | Agência Pará/Divulgação

Estudantes da rede pública estadual em Soure, município do Marajó, vão representar a região Norte na “Brazil Conference at Harvard & MIT”, evento internacional que reúne cientistas, tecnólogos, empreendedores, artistas, líderes comunitários e profissionais da rede pública, cujas iniciativas promovem o desenvolvimento sustentável, inclusão social e inovação.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Stella Maris será representada na conferência nos EUA por quatro estudantes, selecionados após vencerem o “Desafio Tack”, uma competição cultural e empreendedora para alunos do Ensino Médio de escolas públicas.

Leia mais:

A Brazil Conference at Harvard & MIT será em Boston, nos EUA, em abril de 2025. Os alunos paraenses desenvolveram um aplicativo direcionado às crianças autistas, de 5 a 12 anos, o “MY TEA”. Dentro do aplicativo existem diversas funções, como jogos para desenvolver a fala, gestor de rotinas, sistema de facilitação ao acesso de profissionais especializados.

“A gente participou das etapas regional e nacional e superamos todas as duas com perseverança. Nosso objetivo, com o aplicativo, é oferecer um ambiente interativo e inclusivo para o desenvolvimento das crianças com autismo”, afirmou a estudante Ana Beatriz Saldanha, da 2ª série do Ensino Médio, da escola Stella Maris.

Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

A aluna disse que “o app também conta com jogos de interação visual e tátil, músicas, historinhas e atividades que estimulam o aprendizado das crianças. Ao final de cada jogo, as crianças ganham moedinhas que podem ser trocadas por itens de personalização, como roupas para o avatar ou ajuste no design do aplicativo.

Outro destaque do MY TEA é o gestor de rotina, onde os pais podem configurar tarefas diárias para os seus filhos. Cada tarefa cumprida resulta em mais moedinhas, incentivando as crianças a cumprir suas responsabilidades com prazer. Para Yuri Vinícius, da 1ª série do Ensino Médio, a conquista é um sonho que se torna realidade. “O aplicativo procura melhorar a qualidade de vida das crianças com TEA”.

Orientados pelo professor de Língua Portuguesa, José Fernando Santos, a equipe “Nortack” participou de duas etapas: a primeira foi a seletiva por regiões do Brasil; e a segunda foi entre 10 equipes somente da região Norte. Além de Ana Beatriz e Yuri Vinicius, a equipe é composta pelos estudantes Jorge Aruã Machado Nakabayashi, da 1ª série; Maria de Lourdes dos Passos, da 1ª série. Os participantes, juntamente com o professor José Fernando, foram premiados com passagens e hospedagens.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias