plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
EDUCAÇÃO

Para estudantes, segunda prova do Enem é mais trabalhosa

Exame, realizado neste domingo (10), trará questões de física, matemática e química, consideradas mais trabalhosas, e que exigiram uma rotina de estudos intensa entre os candidatos

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Para estudantes, segunda prova do Enem é mais trabalhosa camera Heitor Neves | (Foto: Irene Almeida)

Entre os alunos, o segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre neste domingo (10), é considerado o mais difícil e trabalhoso em relação à primeira aplicação. Isso se deve ao conteúdo extenso e à presença de questões que exigem, além da interpretação de recursos visuais, o domínio da resolução de problemas matemáticos. Por isso, os discentes optaram por um plano de estudo voltado aos exercícios das disciplinas de exatas, como matemática, química e física, e a reforço dos conceitos da matéria de biologia.

A resolução das questões mais fáceis é a principal estratégia para não perder tempo na prova. Essa também será a tática adotada por Matheus Pidner, 17 anos, que almeja cursar Administração. Para isso, ele manteve uma rotina constante de estudos por meio de exercícios e resumos, sempre focando nas disciplinas de maior dificuldade. Na última semana, o método foi ainda mais intensificado, já que a área de exatas também demanda treino de cálculo.

Leia mais:

“Durante o ano sempre mantive uma rotina de estudos, fazendo bastante exercícios, porque matérias de exatas têm que ter treino e resolução de cálculos. O que fiz é justamente treinar e focar em matemática, que tenho mais dificuldade. Essa última semana, ainda fiz as questões, mas mantive dias livres e assim vou revezando entre os dias de estudo e os dias para relaxar. Eu não espero me surpreender porque tenho feito exercícios bem semelhantes aos da prova do Enem”, afirmou o pré-universitário.

Desde o início do ano letivo, a aluna Clara Alice, 17, vem se preparando para prestar o Enem. As aulas no colégio e o reforço em um cursinho online foram algumas estratégias para alcançar a tão sonhada vaga no curso de Odontologia. A resolução de questões do exame acompanhou os conteúdos das disciplinas, principalmente as que têm maior pontuação, como redação e matemática. Com o primeiro dia de provas bem tranquilo, ela espera que as questões da área de exatas siga a mesma lógica: bastante interpretação de texto.

Quer ler mais notícias sobre educação? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

“Esse ano eu me preparei prestando atenção nas aulas e vindo aos retornos, à tarde, de redação e matemática e também fiz cursinho online nos dias que não tinha retorno. Em casa, eu assisti às videoaulas, além de resolver questões, sempre. Eu continuei fazendo exercício até o final, treinando para a prova. Quando eu receber meu caderno, vou começar identificando as questões mais fáceis e deixar as difíceis pro final, se sobrar tempo”, revela a discente.

O curso de Odontologia também é o desejo de Júlia Ludgero, 17, aluna do 3o ano do Ensino Médio. Para alcançar a tão almejada vaga, em fevereiro, a discente organizou um plano de estudos com foco nas matérias de maior dificuldade: Ciências da Natureza e Linguagens. Assistir a videoaulas e resolver questões do Enem de 2009 a 2022 foram as estratégias aliadas no momento de preparação. Tendo o primeiro dia sido muito voltado à interpretação textual, Júlia espera que a segunda prova siga a tendência da primeira.

“Na última semana, eu fiz muitas questões do segundo dia e assisti lives de aulas todo dia. Reservo pelo menos duas horas de videoaula e dois dias de atividade. Vou focar bastante nas questões mais básicas e médias, as difíceis não são minha prioridade. Tem algumas questões que, às vezes, te dão a resposta no enunciado. Em matemática, eu vou analisar a prova e marcar as que eu acho mais fáceis, como as com gráfico”, conta a estudante.

As anotações em sala de aula ajudaram Heitor Neves, 18, a se preparar para o Enem no decorrer do ano letivo. Com um preparo voltado para os cursos de Direito ou Medicina, o aluno desacelerou nos estudos apenas nas semanas de prova, momento destinado às questões das disciplinas. “Quando os professores entravam em sala, eu já pegava o caderno e anotava. Essa semana estou focado na resolução de questões de Ciências Naturais e Matemática. Estou indeciso em dois cursos, mas estou preparado para a prova. Eu espero que essa seja mais trabalhosa, mas já estou preparado para aguentar”, finalizou.

Principais conteúdos da área de Ciências da Natureza e suas tecnologias

  • l Química Orgânica
  • l Mudanças climáticas (Efeito Estufa, Aquecimento Global, chuva ácida)
  • l Radioatividade
  • l Química inorgânica

Os alunos que faltaram ou perderam o primeiro dia do Enem podem participar do segundo dia de provas.

O que levar ao Enem:

Obrigatório

  • l Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
  • l Documento de identificação válido, físico ou digital.

Aconselhável

  • l Cartão de Confirmação de Inscrição;
  • l Declaração de Comparecimento impressa (caso precise justificar sua presença no exame).

Atenção!

  • Será eliminado o participante que portar qualquer um dos itens a seguir fora do envelope porta-objetos fornecido pelo chefe de sala, ao ingressar na sala de provas:
  • l Cartão de Confirmação de Inscrição.
  • l Declaração de Comparecimento impressa.
  • l Óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.
  • l Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos.
  • l Livros, bula, manuais, impressos, anotações.
  • l Protetor auricular.
  • l Relógio de qualquer tipo.
  • l Quaisquer dispositivos eletrônicos, como garrafa/copo digital, cigarro eletrônico, telefone celular, smartphone, tablet, wearable tech, máquina calculadora, agenda eletrônica e/ou similares, Ipod®, gravador, pen drive, mp3 e/ou similar.
  • l Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico.
  • l Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.
  • l Quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.

Se liga!

l Antes de entrar na sala você vai receber um envelope porta-objetos para guardar todos os itens proibidos. Guarde o envelope abaixo da carteira, lacrado e identificado, com eletrônicos desligados.

HORÁRIOS

  • l Abertura dos portões: 12h
  • l Fechamento dos portões: 13h
  • l Início da prova: 13h30
  • l Término das provas: 18h30
  • l Término das provas (participantes com tempo adicional): 19h30
  • l Término das provas (participantes da videoprova em Libras): 20h30
  • Obs: a prova segue o horário de Brasília
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias