Ganhar um prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito com qualidade por uma equipe completa e em sintonia. Mostrando mais uma vez sua importância no cenário de notícias do Brasil, o DOL é um dos veículos ganhadores do 1º prêmio ampla de jornalismo.
A reportagem "O bionegócio de açaí que leva água potável à comunidade", escrita e produzida pelos jornalistas Kleberson Santos, Marcel Formigosa e Tony Gonçalves, ficou em 2º lugar na categoria digital, sendo um trabalho integrado entre DOL e Rádio 99 FM. A cerimônia de entrega do Prêmio ocorre na noite desta quinta-feira (7), em Belém.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Ampla convida Grupo RBA para premiação de jornalismo
- DOL é premiado na 1ª edição do Prêmio Ampla de Jornalismo
Em formato de podcast, a reportagem destaca a inovação da Startup Ver-O-Fruto, que desenvolveu um filtro cuja matéria-prima para o funcionamento é a semente do açaí. Este filtro possibilita que a água dos rios chegue potável às casas na Ilha das Onças, localizada em Barcarena, no Pará.
O jornalista e radialista Toni Gonçalves, da Rádio 99 FM, contou que a ideia para a produção da reportagem surgiu da observação do desenvolvimento forte da bioeconomia na Amazônia.
"A gente viu que o bionegócio está em alta no mercado e a gente começou a observar que havia essa possibilidade de buscar esclarecer um pouco mais sobre algumas perguntas que surgiram no momento", disse.
Para o jornalista, o trabalho integrado com a redação do DOL e a Rádio 99 fez toda a diferença, principalmente com o incentivo em continuar produzindo outras reportagens futuras.
"Para mim, como profissional, sendo de uma rádio que não tem ainda essa tradição [em jornalismo], é muito grande a importância [de ganhar o prêmio Ampla] e também acho importante a união das redações. Aí entra não só o esforço meu e da equipe, mas também das redações e empresas de incentivarem, assim como a RBA, essa parceria", explicou.
Para Kleberson Santos, jornalista e coordenador de conteúdo do DOL, que editou e produziu a matéria, essa foi uma oportunidade de dar voz a quem mora na floresta e se prepara para receber o maior evento sobre o clima, a COP 30, em 2025.
"Quando ficamos sabendo do tema do 1º Prêmio Ampla de Jornalismo, que trata de desenvolvimento regional na Amazônia: práticas e soluções, vimos a oportunidade de falar ao mesmo tempo de empreendedorismo, de bioeconomia e claro de desenvolvimento sustentável, e saber que há um negócio inovador como a startup Ver-O-Fruto que ajuda a comunidade onde atua foi crucial para pensarmos a matéria e trabalhar com afinco. O reconhecimento pelos julgadores é uma consequência maravilhosa pelo nosso trabalho e essa premiação ajuda a contar apenas uma das milhares de histórias que o mundo vai querer saber sobre a Amazônia, sobretudo na COP, no ano que vem", destaca o jornalista.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
1º PRÊMIO AMPLA DE JORNALISMO
O 1º Primeiro Prêmio AMPLA de Jornalismo que tem como tema "Desenvolvimento regional da Amazônia: práticas e soluções" contou com participantes nas categorias digital, regional e nacional, com mais de 100 inscrições de todo o Brasil.
O resultado foi divulgado no último dia 15 de outubro, premiando, além do DOL, a TV Cultura do Pará, Agência Notícias do Acre, Poder 360, rádio CBN Amazônia, Jornal da Globo, Estadão e Folha de São Paulo.
A cerimônia de entrega do prêmio ocorre nesta quinta-feira (07), no restaurante Manjar das Garças, em Belém, a partir das 19h.
CONFIRA TODOS OS VENCEDORES:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar