plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Dia da Amazônia no Parque do Utinga tem programação especial

Os participantes poderão desfrutar de uma pedalada ecológica, uma atividade que alia saúde e educação ambiental, promovendo a conscientização sobre a necessidade de manter a Amazônia preservada.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Dia da Amazônia no Parque do Utinga tem programação especial camera Os participantes poderão desfrutar de uma pedalada ecológica, uma atividade que alia saúde e educação ambiental, promovendo a conscientização sobre a necessidade de manter a Amazônia preservada. | Divulgação/Agência Pará

Comemorada no dia 5 de setembro, a Amazônia é um dos patrimônios naturais mais valiosos de toda a humanidade e a maior reserva natural do planeta.

E pra celebrar, o Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”, em Belém, será palco de uma programação especial organizada pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio). Com uma série de atividades voltadas para a conscientização ambiental e a valorização da biodiversidade amazônica, o evento promete engajar diversos públicos ao longo do dia.

“A celebração do Dia da Amazônia no Parque Estadual do Utinga reforça o compromisso do Ideflor-Bio em promover a conscientização ambiental e a preservação da nossa floresta. Cada atividade foi cuidadosamente planejada para engajar a comunidade e mostrar que todos nós temos um papel vital na proteção desse patrimônio natural inestimável”, enfatizou o presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto.

VEJA TAMBÉM

A programação tem início logo cedo, às 8h, com a recepção de alunos e professores da Escola Estadual Nagib Coelho Matni, que integram o Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), da Usina da Paz Cabanagem. Os visitantes serão acolhidos com vídeos educativos sobre o Parque Estadual do Utinga e as Unidades de Conservação (UCs) estaduais, com destaque para a importância da preservação desses espaços e o equilíbrio ambiental.

Às 8h15, os participantes poderão desfrutar de uma pedalada ecológica pelo Parque, uma atividade que alia saúde e educação ambiental, promovendo a conscientização sobre a necessidade de manter a Amazônia preservada. Na sequência, às 9h, será realizada a abertura oficial do evento, seguida por uma apresentação detalhada sobre as UCs estaduais às 9h20.

Tecnologia - A inovação também terá destaque no evento com a apresentação do totem digital “Ararajuba Tá On”, às 9h40, uma ferramenta interativa que permite aos visitantes conhecerem mais sobre a fauna e flora da Amazônia de maneira lúdica e informativa. Às 10h, será a vez do Programa Sistemas Agroflorestais (PROSAF) ser apresentado, demonstrando como a integração entre floresta e agricultura pode contribuir para a sustentabilidade da região.

Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp

Outro ponto alto da programação será a apresentação, às 10h20, do Projeto de Criação da Rede Estadual de Sementes, uma iniciativa fundamental para a conservação das espécies vegetais nativas e para a restauração de áreas degradadas. Após um breve intervalo, às 11h, a Universidade Estadual do Pará (UEPA) compartilhará as ações e projetos que vem desenvolvendo, reforçando o papel da educação e da pesquisa no contexto amazônico.

Encerrando a manhã, às 11h30, o Batalhão de Policiamento Ambiental apresentará a Plataforma Brasil+, uma ferramenta que visa fortalecer as ações de fiscalização e proteção ambiental no estado. A programação matutina se encerra às 12h, mas as atividades continuam à tarde, com o plantio de mudas às 16h, em parceria com o Clube de Observação de Aves do Pará e o Instituto Asflora, simbolizando o compromisso com a regeneração da Amazônia.

“A programação deste Dia da Amazônia é uma oportunidade única para conectar as pessoas com a biodiversidade que nos rodeia. No Parque Estadual do Utinga, buscamos criar uma experiência educativa e inspiradora, mostrando que o cuidado com a natureza deve ser uma prioridade em nosso cotidiano, especialmente em uma região tão rica como a Amazônia”, ressaltou o gerente da Região Administrativa de Belém, Júlio Meyer, responsável pelo Parque Estadual do Utinga.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias