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MOBILIDADE

Viaduto na BR-316 está com 45% das obras concluídas

O viaduto fica no cruzamento com a Alça Viária, em Marituba, e faz parte de um conjunto de obras para melhorar o trânsito na Região Metropolitana de Belém.

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Imagem ilustrativa da notícia Viaduto na BR-316 está com 45% das obras concluídas camera Equipes trabalham na alça do equipamento, que garante o acesso dos veículos para cruzar a BR-316 em ambos os sentidos | Ascom/ NGTM

Nos próximos meses, o Governo do Pará vai entregar mais um viaduto na rodovia BR-316, no cruzamento com a Alça Viária, em Marituba, Região Metropolitana de Belém (RMB). As obras executadas pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) já atingiram 45% de conclusão. O NGTM está erguendo outro viaduto na BR-316, no cruzamento com a Avenida Independência.

Após a construção das fundações, dos seis pilares de sustentação e de parte das vigas que vão garantir a sustentação da laje do viaduto, as equipes de engenharia trabalham na alça do equipamento, que garante o acesso dos veículos para cruzar a BR-316 em ambos os sentidos. Quem sair de Marituba poderá acessar o viaduto para seguir até a Alça Viária, e quem sair da Alça Viária poderá acessar a BR-316, no sentido Belém, sem precisar fazer retorno.

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“Temos hoje 130 profissionais trabalhando na construção do viaduto da Alça Viária, que está avançando conforme o cronograma de obras. Nosso objetivo é entregá-lo até mesmo antes do prazo contratual de março de 2025, garantindo mais mobilidade para toda a população”, informa a engenheira Leila Martins, diretora-geral do NGTM.

Esta semana, os trabalhos estão concentrados na alça do viaduto, com a execução do muro de contenção em terra armada. “Essa solução de contenção de aterro é composta de placas verticais em concreto armado, denominadas escamas, incorporadas ao aterro das cabeceiras por meio de fitas metálicas de aço galvanizado. Adotando-se essa técnica, promove-se otimização do espaço físico da obra, pela não necessidade de execução de taludes na contenção de aterros”, detalha a engenheira Emanuelle Gaia, fiscal do NGTM na obra.

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Antes de receber o muro de contenção de terra armada da rampa do viaduto, o solo recebe uma preparação executada com várias camadas no solo. O objetivo é reforçar o subleito de suporte do terreno, onde serão construídas as pétalas de acesso do viaduto Alça Viária.

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