O Pará segue sendo pauta nas discussões ambientais, sobretudo após ter sido o estado escolhido para receber a COP 30 no ano que vem. A capital paraense já se prepara para acolher diversas autoridades e pessoas de outras partes do Brasil e do mundo para discutir os avanços e as melhorias ambientais.
Como forma de potencializar o debate sobre o desenvolvimento sustentável na Amazônia, o governador do estado, Helder Barbalho recebe na tarde deste sábado (27) a secretária do Tesouro Nacional dos Estados Unidos da América (EUA), Janet Yellen, e o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn. O encontro acontece no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), em Belém.
A agenda faz parte do Programa Amazônia Sempre, onde o BID pretende apresentar o balanço de um ano de atuação e previsão de novos projetos e investimentos. Também participa da agenda a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.
Debate sobre a Amazônia e suas potencialidades
Para o chefe do Executivo paraense, a visita de autoridades internacionais colabora para o esforço do Estado em colocar a Amazônia em pauta e discutir suas potencialidades e necessidades antes mesmo da realização da COP30, a Conferência do Clima das Nações Unidas, que será realizada na capital paraense, Belém, em novembro de 2025.
Quer mais notícias sobre o Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
“Recentemente recebemos o presidente da França, Emmanuel Macron, e agora teremos mais uma oportunidade extremamente importante de construir esse ambiente que antecipa a COP30, a COP de Belém, a COP da Amazônia. Poderão se aprofundar sobre a realidade de um Estado da Amazônia e, claro, ter a possibilidade de discutir as soluções que passam por preservação da floresta e valorização dos povos da floresta”, avalia o governador Helder Barbalho.
Conforme o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o "Amazônia Sempre" é um programa que tem o objetivo de ampliar o financiamento, compartilhar conhecimento estratégico para os tomadores de decisões e aumentar a coordenação regional para acelerar o desenvolvimento sustentável, inclusivo e resiliente da região amazônica.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar