plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
COLUNA ALEPA EM PAUTA

 1ª cartilha eleitoral para mulheres é lançada na Alepa

Descubra as últimas notícias sobre políticas públicas, eleições e projetos de infraestrutura no Pará, incluindo detalhes sobre a Avenida Liberdade e ações de cidadania.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia  1ª cartilha eleitoral para mulheres é lançada na Alepa camera Deputada Paula Titan (MDB) | Reprodução

Candidaturas femininas

A Procuradoria da Mulher da Alepa, comandada pela deputada Paula Titan (MDB), lançou a primeira cartilha eleitoral de apoio às candidaturas femininas nas eleições municipais. O material contém orientações de especialistas sobre regras eleitorais e planejamento de campanhas políticas. A cartilha é um resumo da primeira formação política para mulheres organizada pela Promulher em 2023, no município de Castanhal. Com cinco capítulos, a cartilha simplifica as principais regras de uma campanha eleitoral, destacando as proibições e permissões de cada período. As etapas do planejamento, regras da pré-campanha e para o dia da votação estão entre os assuntos mencionados, bem como as dicas sobre estratégias de organização de equipes e distribuição dos materiais gráficos. A cartilha já está disponível para download no site da Alepa (www.alepa.pa.gov.br) e também no Instagram da Procuradoria Especial da Mulher.

Avenida Liberdade

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Chicão (MDB), participou da cerimônia de assinatura para construção da avenida Liberdade, em Belém, ao lado do governador Helder Barbalho e da vice-governadora Hana Ghassan. A avenida Liberdade terá uma extensão de 13,30 quilômetros, com duas faixas em cada sentido, totalizando 28,5 metros de largura e acostamentos de 2,50 metros em cada lado. A via será equipada com faixas exclusivas para ciclistas, pavimento ecológico na ciclovia e iluminação fornecida por energia solar. Além disso, a avenida contará com 30 unidades de passagem de fauna e barreiras acústicas para mitigar o impacto sonoro nas áreas próximas da rodovia.

Chicão, Helder e Hanna
📷 Chicão, Helder e Hanna |Foto: Guilherme Torres

Belo Monte

A Comissão de Representação Parlamentar que acompanhar e fiscalizar o cumprimento das condicionantes estabelecidas para a construção da Hidrelétrica de Belo Monte da Assembleia Legislativa do Pará, coordenada pelo deputado Eraldo Pimenta (MDB), esteve em Altamira, ontem (19), na sede da Associação dos Municípios do Consórcio Belo Monte. O último encontro da Comissão foi na Alepa no dia 22 de maio e contou com a presença da direção da Norte Energia que debateu o andamento das obras e serviços previstos no Plano Básico Ambiental (PBA) e no Plano Sub-Regional de Desenvolvimento Sustentável do Xingu (PDSRSX), além de lideranças políticas de Altamira e dos municípios atingidos pelas obras de construção da Usina.

Deputado Eraldo Pimenta (MDB)
📷 Deputado Eraldo Pimenta (MDB) |Foto: Balthazar Costa

Ação de Cidadania

O deputado Martinho Carmona (MDB), em parceria com o Governo do Estado e o Parapaz, organizou uma ação de cidadania por meio de emenda parlamentar. Dessa vez, a comunidade do bairro da Sacramenta foi contemplada com os serviços de emissão de carteira de identidade e de trabalho, orientação jurídica, segunda via de certidões e CPFs, além de abrir possibilidade para que moções de pavimentação, policiamento e coleta de lixo fossem escritas pelos próprios cidadãos. O evento aconteceu na igreja Marca da Promessa onde centenas de pessoas foram beneficiadas.

Deputado Martinho Carmona (MDB)
📷 Deputado Martinho Carmona (MDB) |Foto: Balthazar Costa

Projetos de Lei

A Comissão de Finanças e Fiscalização Orçamentária (CFFO) aprovou o Projeto de Lei 266/2024, de autoria do Poder Executivo, que trata sobre as diretrizes para a elaboração e a execução da Lei Orçamentária de 2025. A LDO recebeu 49 emendas, das quais 10 foram acatadas pelo relator, deputado Chamonzinho (MDB). A proposição foi aprovada e será apreciada e votada em plenário. A CFFO também aprovou a proposição que garante prioridade e gratuidade na taxa de emissão de documentos para mulheres vítimas de violência.

Deputado Chamonzinho (MDB)
📷 Deputado Chamonzinho (MDB) |Foto: Balthazar Costa
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias