Ontem (18), a Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizou uma programação especial em alusão ao Dia Nacional do Químico, no Centro de Ciência e Planetário do Pará (CCPPA). O evento tinha o objetivo de homenagear a profissão e os profissionais da área, além de viabilizar o conhecimento sobre química e as diversidades de aplicações.
“Falando em ciência da natureza, a gente precisa pensar nos meios que mantêm a existência de vida da humanidade e as questões do meio ambiente que impactam nas diferentes formas de vida. Precisamos discutir para apontar soluções efetivas para esse problema”, afirma a professora do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE-Uepa), Vânia Lobo.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
- Simpósio debate educação ambiental para a COP-30 em Belém
- Bora estudar: Governo entrega cheques a 3.200 estudantes
Além de Belém, a programação foi organizada nas modalidades presencial e online em mais cinco campi da universidade: Barcarena, Cametá, Marabá, Paragominas e Salvaterra. A comemoração contou com palestras, mostras, exibição de filmes, mesa redonda e oficinas, uma forma de reunir educação, diversão e sustentabilidade.
“A química tem um espaço muito privilegiado porque promove uma ação lúdica, demonstrando ao público como a química está no cotidiano. Isso dá uma sensação de aproximação. O evento articula essa ação com o curso de licenciatura em Química da UEPA com a oportunidade de divulgar o trabalho desenvolvido aqui no Centro de Ciências Planetárias do Pará”, afirmou o presidente do Planetário, José Roberto Alves.
Quer ler mais notícias sobre o Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
Após a mesa de abertura com o tema “Dia do Químico 2024: educação e sustentabilidade”, o público fez um circuito pelas diferentes áreas das Ciências Naturais, com destaque para Química. O ápice da programação ficou por conta da oficina “Harry Potter e a Química Mágica”, inspirado na saga literária; da oficina “Desafios Sustentáveis: Escape room de Química Verde”, além das sessões de cúpula interativas relacionadas à temática do evento.
Estudante do terceiro ano de Química no IFPA, Daniel Lopes, de 17 anos, estava à procura de novos conhecimentos sobre química sustentável, área em que pretende atuar futuramente. “Eu estou com uma expectativa muito boa porque vim procurar novos conhecimentos. A questão da química sustentável me chama muita atenção porque eu quero trabalhar nessa área, assim como engenharia de bioprocessos. É um caminho inicial para me preparar para o meu futuro”, disse.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar