plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

MPPA promove diálogo sobre COP 30 e desafios ambientais

Evento do Ministério Público do Estado do Pará discutiu questões ambientais durante Semana Nacional de Meio Ambiente.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia MPPA promove diálogo sobre COP 30 e desafios ambientais camera O evento discutiu questões climáticas relacionadas à vida urbana e ao planejamento na cidade diante dos desafios ambientais. | Foto: Divulgação/ Ascom MPPA

Na Semana do Meio Ambiente, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) promoveu o 1º Diálogo sobre Questões Climáticas e a COP 30, com o título "Não queremos o meio, precisamos do inteiro". O evento ocorreu na última quinta-feira (06), em alusão à Semana Nacional do Meio Ambiente, e foi promovido pela 13ª Promotoria de Justiça de Santarém, Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOMA) e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do MPPA.

A programação contou com debates relacionados à vida urbana e ao planejamento na cidade diante dos desafios ambientais e teve a participação de representantes de movimentos sociais, organizações da sociedade civil e poder público.

Na abertura, a promotora de Justiça Lilian Braga, titular da 13ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Santarém, destacou os dois temas, que estão associados a procedimentos na promotoria, e a importância de compartilhar as questões com a comunidade santarena. “Tem sempre um questionamento a respeito das coisas que acontecem na cidade e se isso está conectado com o Plano Diretor, e hoje a gente traz essa conexão com a nossa realidade portuária, da pressão sobre a cidade. Outra discussão diz respeito à vida lá na nossa rua, na nossa casa, no nosso bairro, sobre o Plano Municipal de Arborização de Santarém e mudanças climáticas na cidade. A gente quer conversar sobre ele porque, às vezes, eu tenho a impressão de que tem muita gente que não sabe que esse plano existe”, disse a promotora.

A promotora de Justiça Lilian Braga destacou destacou os dois temas, que estão associados a procedimentos na promotoria, e a importância de compartilhar as questões com a comunidade santarena.
📷 A promotora de Justiça Lilian Braga destacou destacou os dois temas, que estão associados a procedimentos na promotoria, e a importância de compartilhar as questões com a comunidade santarena. |Foto: Divulgação/ Ascom MPPA

Quer mais notícias sobre o Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp

A mesa “Projetos portuários na região de Santarém e o Plano Diretor da cidade” teve como palestrantes Heiby Sarrazin, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Bruna Balbi Gonçalves, da organização Terra de Direitos; Alexandre Chaves, pela Associação Comercial de Santarém; Yuri Santana, da FASE Amazônia; Aline Pinheiro, pela Federação das Organizações Quilombolas de Santarém (FOQs), e o vereador Big Kalahari, da Câmara Municipal de Santarém. Após as exposições, os participantes expuseram questões e relataram problemas na cidade, associados ao tema.

No período da tarde, o tema foi o Plano Municipal de Arborização de Santarém e Mudanças Climáticas na Cidade. Participaram Everton de Almeida, da Universidade Federal do Oeste do Pará; Flora Aparecida de Almeida, da Secretaria Municipal de Educação; Francileno Rego, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que fez a exposição do plano; Gisele Ramos, pelo Ideflor-Bio e Claudia Santana, pela Federação das Organizações Comunitárias de Santarém- Famcos.

O diálogo contou com a participação de representantes de movimentos sociais, organizações da sociedade civil e poder público.
📷 O diálogo contou com a participação de representantes de movimentos sociais, organizações da sociedade civil e poder público. |Foto: Divulgação/ Ascom MPPA

Ao final foram feitos comentários e questionamentos aos integrantes da mesa, além de sugestões sobre a arborização e espaços verdes na cidade. A promotora de Justiça Lilian Braga concluiu enfatizando a importância das questões trazidas, incluindo o plano de arborização, que é novo e necessário. “Nós já temos na nossa cidade bolsões de calor, e a gente identifica que coisas que estavam muito longe da gente, já estão muito perto”, concluiu. A programação continua no dia 4 de julho, quando outros temas serão debatidos.

MPPA promove diálogo sobre COP 30 e desafios ambientais
📷 |
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias