Com a proximidade do Dia das Mães, celebrado em 12 de maio, no segundo domingo deste mês, os empreendedores que produzem cestas de café da manhã estão com os trabalhos a todo vapor.
O administrador Bernardo Elleres, 32, está há dois anos dedicando-se ao ramo de cestas comemorativas, com A Cestaria Afetiva. Aliada a um trabalho totalmente artesanal e familiar, conta com a namorada para auxiliar na demanda, atendendo de casa.
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“O Dia das Mães é o dia que mais temos impulsionamento de vendas e é quando aumentamos o quadro de funcionários, que normalmente são cinco, e nesta data chegamos até a duplicar ou passar disso”, explica.
Com a expectativa de vender entre 80 a 100 cestas, há dois meses Bernardo preparou a temática “Amor que inspira” e o catálogo com modelos para a data, contendo a cesta tamanho M intitulada Amor de Mãe, e a tamanho G, Amor de Vó, ambas acompanham duas fotos para a pessoa especial. “Fechamos tudo com antecedência para evitar problemas porque as pessoas estão sempre esperando algo mais e queremos entregar isso”, diz.
De acordo com o administrador, desde o começo de A Cestaria Afetiva, esse momento se tornou mais incrível por conta das histórias. “São inúmeras. Cada filho que se faz presente, alguns até de outros países fazendo questão de ter esse contato com a mãe, situações de saúde ou delicadas, acabamos vivendo e dando mais valor”, exemplifica.
Com a ajuda da mãe em alguns processos de montagem dos itens, Bernardo comenta que a data se torna ainda mais significativa. “Neste dia quero que ela vá apenas para o almoço dedicado a ela, porque ela está do meu lado 24 horas, lutando, trabalhando; e se não fosse esse afeto dela, não teria dado tão certo”.
Em 2019, a advogada Rafaela Rodrigues, 33, buscou uma forma de renda extra e largou o direito para empreender no ramo das cestas comemorativas. “Tudo começou no aniversário de um colega de trabalho quando resolvemos comprar uma cesta de café da manhã, só que sempre fui muito perfeccionista, pedi para que deixassem eu organizar e fiz desde bolo a brigadeiro do zero; vi nisso uma oportunidade de seguir e diferenciar o mercado de Belém”, lembra. Logo depois, próximo ao Dia das Mães, nasceu a Mince Cestas e Presentes.
Preparando-se para vender 120 cestas até o grande dia, Rafaela comenta que o processo de estruturação começa em dezembro, na procura e seleção de material, visando o futuro dos objetos. “As peças são de vidro ou cerâmica, ou seja, são reutilizáveis. Além dos itens que a mãe vai usar com a família na hora de comer, ela vai poder utilizar para outros fins”, cita.
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Com a vontade de tornar o serviço mais exclusivo, já que não queria o padrão de caneca e xícara como presentes, a cada data especial há, também, um mimo diferenciado. Este ano a escolha foi uma bolsa artesanal com as iniciais das homenageadas.
Tendo a mãe como símbolo forte, a temática deste ano é sobre ela. “Minha mãe é uma pessoa muito amorosa, que cuida extremamente das pessoas. Quando eu montei a cesta com as coisas que ela gosta, ela ficou completamente apaixonada. Ano passado o tema foi voltado para algo floral, fiz a campanha com meus filhos, e esse ano a escolha foi uma mãe – uma mãe que é avó, filha, uma representante mais madura”, diz Rafaela.
Celebração
Com a demanda crescente, ambos os empreendedores estão confiantes de que a celebração do Dia das Mães deste ano será um sucesso. “É uma honra fazer parte desses momentos especiais, mas às vezes é de apertar o coração não conseguir atender os pedidos de última hora”, concluiu Bernardo. “Estamos focados em apresentar opções que expressam não apenas afeto, mas também alegria e celebração”, finalizou Rafaela.
Data deve movimentar cerca de R$ 40 bilhões com presentes
Neste ano, aproximadamente 128 milhões de pessoas devem ir às compras para presentear no Dia das Mães, de acordo com o levantamento realizado em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas.
Segundo a pesquisa, a data deve movimentar cerca de R$ 40,21 bilhões nos segmentos de Comércio e Serviços, e 78% dos consumidores devem realizar pelo menos a compra de um presente no período. O levantamento ainda aponta que 18% dos consumidores devem gastar até R$100,00 enquanto 23% compraram presentes entre R$101,00 a R$200,00. Em média, os consumidores pretendem comprar 2 presentes na data, com um valor médio de R$314,00 considerando todos os gastos.
É o caso da estudante Maria de Nazaré, 32 anos, que pretende gastar em torno de R$ 300,00 para presentear a mãe, as irmãs e a sogra. “Pretendo gastar esse valor no total, vão ser lembrancinhas, para não deixar passar a data em branco”, afirma.
Ainda segundo o levantamento, as principais presenteadas serão a mãe (75%), esposa (18%), sogra (16%) e a avó (12%). Numa loja de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, na rua Treze de Maio, no centro comercial de Belém, o funcionário público Thiago Queiroz aproveitava para pesquisar preços de geladeiras a fim de presentear a esposa. “Nos mudamos recentemente e estamos mobiliando a casa devagar, é algo que vai agradar ela porque vai ser do gosto dela. Pretendo gastar uma faixa de até R$1.500,00. Ela merece, né?”, destaca.
A pesquisa aponta também que roupas, calçados ou acessórios (42%), perfumes (41%), cosméticos (26%) e chocolates (17%), devem estar no ranking de produtos campeões de vendas este ano. A dona de casa Nilciane Nunes, 32, vai presentear a mãe com um vestido. “Minha mãe não é muito vaidosa, então vou comprar um vestidinho a mais para a coleção dela, é mais fácil de acertar também”, explica.
Alguns vendedores e gerentes que atuam no centro comercial de Belém em lojas de eletrodomésticos, também comentam sobre os produtos mais procurados. Segundo a fiscal de caixa Andréa Assis, 37, celulares, televisão e caixa de som JBL são os itens mais requisitados.
Os celulares custam entre R$900,00 e R$2.900, já a média de preço das televisões de 32 polegadas é de R$1.149,00. A caixa de som está com o preço na faixa de R$2.599,00. “Estes são os eletroeletrônicos mais procurados, pessoas de outros municípios também já estão vindo à procura”.
O gerente de outra loja do mesmo ramo, Adriano Corrêa, conta que a fritadeira sem óleo Air Fryer tem sido bastante requisitada. O eletrodoméstico pode ser comprado em média a R$374,00.
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