As relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face estão em Belém. Alguns devotos foram prestigiar nesta sexta-feira (5), a chegada no Aeroporto Internacional de Belém, em Val -de-Cans. As relíquias visitarão paróquias dedicadas à Santa Teresinha em Belém, Benevides e Ananindeua, além da Catedral Metropolitana e da Paróquia da Santa Cruz até esta segunda-feira (8).
O relicário é uma urna com o fêmur e o pé direito da santa, que veio da Basílica de Santa Teresa de Lisieux, na França, e está percorrendo cidades brasileiras desde o início de fevereiro até o mês de outubro. Ele é destinado, desde 1994, a peregrinar pelo mundo.
Esta é a quarta visita das Relíquias ao Brasil, desta vez em comemoração ao triênio (2023 a 2025) de celebrações aos 150 anos do nascimento de Santa Teresinha, comemorado em janeiro de 2023, e dos 100 anos de canonização da Santa que ocorrerá em maio de 2025.
Conteúdos relacionados
- Paróquia da grande Belém celebra aniversário de fundação
- Por que o Corpus Christi sempre cai na quinta-feira?
Santa Teresinha do Menino Jesus é uma das santas mais populares na Igreja hoje em dia e possui grande número de devotos na capital paraense. Só na Arquidiocese de Belém, quatro Paróquias são dedicadas a ela: no Jurunas, no Souza e no Tenoné, em Belém; e em Águas Lindas, em Ananindeua. Em Benevides, há ainda o Mosteiro das Monjas Carmelitas Descalças que também leva o nome da “Santa das Rosas”, como é conhecida. Uma programação especial foi montada com peregrinação, missas, momentos de oração e vigílias durante sua passagem.
O Coordenador da Comissão local de Peregrinação, Moisés Rocha, conta que Santa Teresinha morreu jovem, mas deixou um bonito legado de mansidão na vivência do Evangelho. “Santa Teresinha é uma carmelita, descalça, e fez da sua vida uma oferta agradável a Deus. É mundialmente conhecida, podemos dizer que é uma das santas mais populares da atualidade, sendo reverenciada não somente dentro da igreja católica. A sua simplicidade, a sua pequena via que faz com que cada vez mais nós fiéis e devotos nos estreitemos os laços a Deus”, pontua.
Ele ainda diz que a visita das Relíquias corresponde a esse grande desejo que ela tinha de anunciar o Cristo nas cinco partes do mundo. “Ela viaja pelo mundo inteiro e neste ano está visitando as comunidades carmelitas de frades, monjas e seculares. Essa peregrinação é justamente pelos 150 anos do seu nascimento que nós celebramos ano passado e no próximo ano será os 100 anos da sua canonização. Então a Arquidiocese de Belém com a bênção do arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, acolhe hoje esse momento de graça”, descreve.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
A Urna, na qual se encontram as Relíquias de Santa Teresinha, é um presente do povo brasileiro para a Basílica de Lisieux e manifesta a proximidade e o carinho do Brasil com essa querida santa, explica o Coordenador da Comissão local de Peregrinação, Moisés Rocha. “É interessante saber que a urna é feita do Pau Brasil, que foi um presente justamente de nós brasileiros para o Santuário de Lisieux, na França”, esclarece.
O pároco da Paróquia de Santa Teresinha da Amazônia, Padre Gabriel Paes, diz que é um momento de grande expectativa para a sua paróquia. “Para nós está sendo um momento de muita emoção e alegria. A nossa paróquia é nova, tem três anos e, apesar de pouco tempo, está recebendo um presente desse tamanhosa às 22h30 na nossa igreja”, conta.
ProgramaçãoIgrejas
- Sábado (06)
- · 9h às 11h - Catedral Metropolitana de Belém- Cidade Velha
- · 12h às 17h -Paróquia Santa Teresinha- Tenoné
- · 18h às 7h de domingo(07)- Paróquia da Santa Cruz
- Domingo (07)
- · 6h às 10h- Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus- Jurunas
- · 12h às 16h30 - Paróquia Santa Teresinha - Águas Lindas, em Ananindeua
- · 18h até a saída para o aeroporto na segunda-feira (08) - Paróquia Santa Teresinha da Amazônia- Souza
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar