plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
GRIPE

Campanha de vacinação inicia em março em outras regiões

A campanha de vacinação contra gripe foi antecipada devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no país.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Campanha de vacinação inicia em março em outras regiões camera A vacina fornece proteção contra três cepas do vírus | Foto: Mauro Ângelo

O Ministério da Saúde decidiu antecipar a campanha de vacinação contra a gripe, que geralmente tem início em meados de abril, para o dia 25 de março devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no país. A medida vale para todas as regiões do Brasil, menos a Norte, onde a imunização ocorre no segundo semestre devido às particularidades climáticas que influenciam a disseminação do influenza na região.

O Instituto Butantan, em São Paulo, responsável pela produção das vacinas utilizadas na campanha brasileira, disse que 5 milhões de doses iniciais foram entregues e as demais 70,2 milhões serão enviadas ao Ministério até abril. Ao todo, foram acordadas 81,8 milhões de aplicações. Outras 6,6 milhões serão entregues em setembro para a vacinação na região Norte.

“Desde o ano passado, estamos observando uma antecipação de circulação de vírus respiratórios em geral. Então, esse ano nós vamos antecipar a campanha para proteger a população, principalmente os idosos, as gestantes, os profissionais de saúde, da educação e todas as pessoas que são elegíveis, para que a gente possa estar com a população protegida antes do inverno”, explicou a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, em comunicado.

GRUPOS

A campanha de vacinação contra a gripe na rede pública no Brasil é destinada a grupos considerados prioritários por terem maior risco de contrair a infecção e evoluir para um quadro grave. Juntos, o Ministério espera que 75 milhões de brasileiros sejam imunizados.

Quer mais notícia sobre saúde? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

A vacina é administrada anualmente em dose única. A exceção são as crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez. Nesse caso, são necessárias duas doses, aplicadas com um intervalo de 30 dias entre elas.

A dose da gripe pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas, como a da Covid-19. A proteção é importante para evitar hospitalizações e óbitos. De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), anualmente entre 5% e 10% da população mundial é infectada pelo influenza, e até 650 mil pessoas morrem.

“A vacinação contra influenza é de extrema importância, sobretudo para idosos e pessoas com algum tipo de comorbidade. O vírus influenza ainda causa preocupação devido à capacidade de adaptação, além de facilitar as complicações para outras síndromes respiratórias. Antecipar os lotes desta vacina ao Ministério da Saúde, reforça o compromisso do Butantan com a saúde pública da população brasileira”, afirma o diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás, em nota.

A vacina utilizada na rede pública é trivalente, ou seja, fornece proteção contra três cepas do vírus, as de maior circulação. Anualmente, ela é atualizada para contemplar as versões de maior atenção, seguindo recomendações da OMS.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias