Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (28), na área onde está sendo construído o Parque da Cidade, a vice-governadora Hana Ghassan afirmou que as obras relacionadas às preparações para Belém sediar a Conferência das Partes no ano que vem, a COP 30, correm rigorosamente dentro do cronograma.
"Estamos com a vinda desse grande evento atraindo investimentos tão importantes para o nosso Estado, para a nossa capital e que irão gerar empregos diretos e benefícios para cerca de 900 mil belenenses", afirmou ela à ocasião.
São obras nas áreas de mobilidade urbana, conectividade, saneamento, sinalização turística, além de melhorias tecnológicas dos equipamentos públicos da capital. Em março, o presidente francês Emmanuel Macron virá a Belém com o presidente Lula para tratar sobre a realização do evento e ainda sobre projetos para a Amazônia e para o Pará.
"De um modo geral, estamos com 25% das obras já concluídas. Vamos entregar quadras poliesportivas de várias modalidades, lago, mirante, área de trilha, centro gastronômico, uma área de bioeconomia, um batalhão da Polícia Militar e um centro administrativo que vai cuidar do local. A Avenida Tamandaré, com esse projeto de modernização e reurbanização, será transformada em Parque Linear. Também está previsto a construção do terminal para ser utilizado pelos comerciantes que já utilizam o porto", complementou Hana.
Melhorias
A vice-governadora confirmou que as obras de macroadrenagem em andamento vão ajudar a acabar com os alagamentos em várias áreas da capital paraense, o que deve contribuir de forma positiva no trânsito.
"Quando se trabalha na dragagem dos canais, automaticamente estamos falando em melhorar a qualidade de vida da população, estamos falando de um conjunto de obras que irá ajudar na mobilidade e no trânsito geral de Belém", explicou a vice. Hana lembrou ainda que o Estado adquiriu ônibus elétricos com ar-condicionado, com wi-fi, que vão circular dentro da área do BRT Metropolitano.
Por fim, Hana Ghassan rememorou que o governo realiza o fortalecimento das forças policiais em planejamento junto ao governo federal e também com as Forças Armadas para que se tenha total segurança durante o período do evento.
"Essas duas obras que nós já iniciamos, o Parque da Cidade e o Porto Futuro, são feitas integralmente com recursos do governo do Estado. Em relação às sete obras estruturantes que nós anunciamos aqui, elas são oriundas de recursos do governo federal e estão vindo especificamente em função de Belém sede da COP", finalizou.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar