plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
RISCO DE EXTINÇÃO

Bando de cachorro-vinagre é avistado pela 1ª vez no Pará

Imagens gravadas por armadilhas fotográficas trazem a confirmação do menor canídeo no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, localizado nos estados do Amapá e do Pará.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Bando de cachorro-vinagre é avistado pela 1ª vez no Pará camera Bando de cachorro-vinagre avistado no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, localizado nos estados do Amapá e do Pará. | Foto: Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque

Uma espécie de cachorro-vinagre que está risco de extinção foi avistada pela primeira em área de conservação no norte do Brasil. Relatos de moradores da região dão conta sobre a presença do raro animal na região. O nome cachorro-vinagre se dá porque a urina desse animal tem realmente um cheiro forte de vinagre.

Imagens gravadas por armadilhas fotográficas trazem a confirmação do menor canídeo encontrado no Brasil no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, localizado nos estados do Amapá e do Pará.

O cachorro-vinagre (Speothos venaticus), também conhecido como jaracambé, jaguacininga, jaguaracambé, janauíra ou januaíra, tem o pelo em tons de marrom, patas e orelhas curtas e o corpo alongado. Pesa entre 5 e 8 kg, e mede até 70 cm de comprimento, sendo cerca de 15 cm só da cauda. Carnívoro, ele pode abater suas presas na terra e na água.

Esse animal é considerado por muitos pesquisadores como um ‘fantasma’, isso porque devido a seu comportamento muito arisco, seus hábitos são praticamente desconhecidos.

Conteúdos relacionados:

Descrita pela primeira vez 1842 pelo pesquisador dinamarquês Peter Lund, a espécie é observada nos biomas Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia. No entanto, por causa do desmatamento, expansão urbana, o cachorro-vinagre encontra-se em situação de vulnerabilidade e criticamente ameaçado em algumas regiões do país, como no estado de Minas Gerais.

Quer ler mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque é uma unidade de conservação e o avistamento da matilha de cachorro-vinagre ali é resultado do trabalho do Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP).

Foram instaladas no parque 60 câmeras fotográficas em pontos estratégicos da floresta, que tem mais de 38 mil km2 – Tumucumaque é o maior parque nacional brasileiro e já foi a maior unidade de conservação de floresta tropical do planeta.

Além do cachorro-vinagre vivem ali antas, iraras, queixadas, jacamins, mutuns, onças-pardas, capivaras, veados, cutias, tatus, gatos-maracajás, jaguatiricas, dentre outras espécies.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias