plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Pará viabiliza 500 mil mudas para reflorestamento Altamira

Veja essas e outros destaques na coluna Repórter Diário

Imagem ilustrativa da notícia Pará viabiliza 500 mil mudas para reflorestamento Altamira camera O projeto tem benefícios para o meio ambiente e para produtores rurais | Ascom/Prefeitura de Altamira

O Governo do Pará viabiliza meio milhão de mudas para reflorestar áreas em Altamira, através do Ideflor-Bio. O objetivo é recuperar parte da vegetação com o plantio de espécies nativas, incluindo cacau, açaí e essências florestais. No total, 812 hectares de áreas degradadas em Altamira, na Região de Integração Xingu, no oeste paraense. A iniciativa faz parte do Projeto “Refloresta Altamira”, cuja primeira etapa ocorreu em janeiro, na comunidade Travessão da Firma, onde os produtores aderiram ao projeto e receberam as primeiras mudas. Já foram distribuídas mais de 50 mil mudas.

REGULARIZAÇÃO

O governo do Pará entrega hoje, às 11h, em Abaetetuba, no Baixo Tocantins, 286 títulos individuais de terras para famílias de agricultores rurais. As famílias beneficiadas são das comunidades rurais de Colônia Nova, Mauba, Piroqueira, Anapu e Maringá. É um trabalho do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), resultante das ações do programa “Regulariza Pará”, do governo do Estado. Em Abaetetuba, em menos de um ano, o Iterpa já beneficiou mais de 1.500 famílias de produtores rurais, dentro de sua missão de promover a política de regularização fundiária.

CUIDADOS

Postos de saúde e hospitais registraram neste feriadão um movimento acima do normal para atendimento a pessoas apresentando suspeita de virose, dengue e covid-19. Como os sintomas iniciais dessas doenças são muito parecidos, só exames específicos conseguem apontar o problema de cada paciente. Os médicos recomendam cuidados redobrados com ações básicas de prevenção, como higienização das mãos, cuidado com a manipulação de alimentos e uso de máscaras em locais com muita aglomeração.

FAZENDA

A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefa) empossou os 10 conselheiros eleitos em dezembro passado e que vão atuar no biênio 2024/2026. Eles são os novos membros do Conselho Superior da Administração Tributária do Estado do Pará (Consat), uma das instâncias responsáveis pelas funções institucionais do Fisco estadual. O Consat foi criado pela Lei Orgânica da Administração Tributária do Estado do Pará (Loat), em 2011, sendo presidido pelo secretário de Estado da Fazenda, René de Oliveira e Sousa Júnior.

WALDEMAR

Em homenagem ao aniversário de 119 anos do maestro Waldemar Henrique, hoje, às 19h, o projeto Música nos Museus promove sua primeira apresentação do ano com canções que celebram a cultura e o imaginário amazônico. Com entrada gratuita, a programação ocorrerá na Igreja de Santo Alexandre e contará com os cantores líricos Tiago Costa, Ytanaã Figueiredo e Emanuele Monteiro, e com o pianista Daniel Zharbo-Vieira. O Música nos Museus é promovido pela Fundação e Instituto Estadual Carlos Gomes, em parceria com o Sistema Integrado de Museus da Secult.

CERTIFICAÇÃO

Acontece nesta quinta-feira, às 18h, no auditório do Centur, a solenidade de certificação dos 133 profissionais de saúde formados nas Residências Médicas e Residências Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O evento marca simbolicamente a disponibilização desses profissionais para trabalhar em prol da população de Belém. A cerimônia terá a presença do reitor da Uepa, Clay Chagas, e da vice-reitora Ilma Pastana.

Quem esteve nos municípios do Marajó esta semana voltou contando que as famosas viroses do tempo de chuva e a covid não estão brincando com moradores e visitantes das cidades do arquipélago.

A Cosanpa encerrou com bons resultados o plantão geral para garantir abastecimento às cidades que compõem a rota do veraneio no Estado. Segundo o presidente José Fernando Gomes Júnior, todos os municípios, com exceção de Marabá, tiveram seus abastecimentos garantidos e todas as ocorrências foram atendidas, em tempo hábil, sem exceção.

Os Estados do Norte do Brasil fecharam o ano de 2023 com 55.610 conexões de Geração Distribuída (GD) – isto é, usinas de geração própria de energia elétrica, instaladas em residências e empresas de pequeno e médio porte ou perto delas.

O número divulgado pela Aneel é dez vezes maior do que o de 2019, quando haviam sido instaladas apenas 5.336 usinas desse tipo na região. E esse crescimento se deve, principalmente, pela expansão nacional da energia solar fotovoltaica.

A GOL homenageia o Pará com a primeira aeronave da iniciativa “Conheça o Brasil: Voando”. O Boeing 737 MAX 8 da companhia aérea destaca na parte externa o mercado do Ver-o-Peso, em Belém. A iniciativa conjunta do Ministério do Turismo e do governo federal busca divulgar os destinos da região Norte.

A Bancada Mulheres Amazônidas promoveu a campanha de enfrentamento à importunação sexual “Minha fantasia não é carnaval” entre os dias 10 e 13 de fevereiro no Circuito Mangueirosa, no Complexo do Ver-O-Rio, distribuindo material informativo com os canais de denúncia contra o assédio.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias