Belém completa 408 anos nesta sexta-feira (12). Como parte da celebração do aniversário da cidade, o Governo do Estado realizou uma ação de entregas dos cheques do programa habitacional estadual "Sua Casa".
E uma das pessoas contempladas pelo programa foi o pescador José Cardoso Lemos, que ficou conhecido pelo ato heroico de salvar dezenas de pessoas no naufrágio da lancha Dona Lourdes II, acidente que ocorreu próximo da ilha de Cutijuba, em setembro de 2022.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Ato heroico de pescador ajudou a salvar vidas em naufrágio
- RBATV homenageia pescador que salvou vidas em naufrágio
- Pescador paraense recebe prêmio internacional de bravura
Das mãos do governador do Pará, Helder Barbalho, o pescador José Cardoso recebeu o cheque do programa Sua Casa, em evento que ocorreu no estacionamento do Ver-o-Peso.
Ao receber o cheque, seu José foi ovacionado pelas pessoas que estavam no local, em sinal de reconhecimento por seu ato heroico.
Além do governador, estiveram presentes o ministro das Cidades, Jader Filho, e o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.
Relembre o caso
De origem humilde, no dia 8 de setembro, José Cardoso Lemos saiu com o filho para pescar quando se deparou com a lancha Dona Lourdes II naufragando. Sem pensar duas vezes, ele começou a socorrer as vítimas e conseguiu salvar 35 pessoas, além de ter resgatado corpos de passageiros que não sobreviveram.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
Em novembro de 2023, seu José foi reconhecido internacionalmente pelo ato de coragem. Ele foi premiado com o Prêmio IMO por Bravura Excepcional no Mar, da Organização Marítima Internacional (IMO).
Nas investigações, a polícia descobriu que a lancha Dona Lourdes II, que pertencia a Marcos Oliveira, não estava regularizada e funcionava de forma clandestina. O homem foi denunciado pelo Ministério Público e aguarda o julgamento em liberdade. O acidente deixou 22 pessoas mortas.
Sua Casa
O programa Sua Casa foi criado pelo governador do Pará, Helder Barbalho, por meio do decreto 8.967, em 30 de dezembro de 2019. O auxílio é destinado à construção, reforma ou adaptação de casa de pessoas com baixa renda. Os cheques podem chegar a R$ 21 mil.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar