O furto ou desvio de energia, conhecido popularmente como "gato", é uma prática criminosa, porém comum em centros urbanos e rurais. Apesar dos esforços das concessionárias de energia e das consequências dessa ação serem amplamente conhecidas, ainda há quem queira tirar proveito e vantagem para burlar o sistema de abastecimento de energia elétrica.

Um depósito de bebidas localizado no bairro Bela Vista, na cidade de Altamira, no sudoeste do Pará, foi flagrado furtando energia. Agentes da Polícia Civil do Pará e da concessionária de energia Equatorial Pará estiveram no estabelecimento na última quarta-feira (3) e confirmaram o desvio.

CONTEÚDO RELACIONADO:

De acordo com a concessionária, a distribuidora não registrava a maior parte do consumo de energia por conta de uma alteração clandestina feita na rede elétrica, que beneficiava não apenas o estabelecimento, mas também a casa de um dos familiares do dono do comércio.

De acordo com a Equatorial, foram encontrados equipamentos com alto consumo de energia no local e que não estavam registrando o consumo devido ao desvio. A fraude fazia com que a unidade consumidora deixasse de registrar, em média estimada, cerca de 1000 Kwh por mês, o que poderia abastecer aproximadamente 20 casas populares por mês.

Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp!

O proprietário do depósito de bebidas não foi encontrado no local quando os agentes chegaram, mas o irmão dele foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos. Vale lembrar que o furto de energia é considerado crime, de acordo com o artigo 155 do Código Penal, e pode gerar pena de um a quatro anos de reclusão, além de aplicação de multa.

A irregularidade pode ser denunciada para o disque denúncia da Polícia Civil, no número 181. Além disso, a pessoa pode também acionar diretamente a Equatorial Pará, no telefone 0800 091 0196, pelo site www.equatorialenergia.com.br ou presencialmente nas agências da concessionária.

MAIS ACESSADAS