plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
TEMPO

Inverno amazônico não deve ser impactado pelo El Niño

Segundo meteorologista do Inmet/PA, não deve mais ter seca na região, pode haver uma pequena redução das chuvas, mas quem vai reger é o Oceano Atlântico e não vai causar impacto no Pará

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Inverno amazônico não deve ser impactado pelo El Niño camera Previsão para Belém é de muita chuva | Ricardo Amanajás/Agência Pará

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), em decorrência das mudanças climáticas em conjunto à ocorrência do fenômeno natural El Niño, caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico na sua porção equatorial, 2024 deve ser ainda mais quente que o ano passado.

Inclusive, a onda de calor que atingiu partes do Brasil em 2023, teve influência do fenômeno El Niño. No entanto, o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet/PA), José Raimundo Abreu, explica que embora o fenômeno provoque a redução das chuvas na região Norte do país, como ocorreu em 2023, principalmente na capital paraense e na região metropolitana, que culminou também no aumento da temperatura em meados de agosto a outubro, o pior já passou.

Conteúdo Relacionado:

“A tendência é que o fenômeno continue até os meses de março ou abril. Mas pelas minhas observações, o Oceano Atlântico começou a esfriar e as águas do Oceano Pacífico também. Tivemos redução de chuvas somente em dois meses, agosto e setembro. Desde outubro não tivemos grandes impactos em decorrência do El Niño. No mês de outubro, por exemplo, tivemos chuvas próximo à média prevista. Em novembro, a quantidade de chuva estava dentro da média e em dezembro do ano passado, ultrapassou”.

Portanto, o período do inverno amazônico, que geralmente ocorre de dezembro a maio na região, não deve ser impactado. “O pior já passou, não vai ter seca mais na região, pode haver uma pequena redução das chuvas, mas quem vai reger é o Oceano Atlântico e não vai causar impacto no Pará e Região Metropolitana de Belém, nem no nosso inverno amazônico. Ou seja, não teremos prejuízos ao agricultor e população em geral”, ressalta.

Quer mais notícias sobre as fortes chuvas que atingem a região? Entre em nosso canal no Wpp

“Essa semana vamos ter chuva. Podemos ter alguns dias sem chuvas em janeiro, sim. Mas já chegamos a 40 milímetros, a previsão para este mês é de 330 milímetros de chuva”, diz.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias